Centro PAULUS de Convivência – Freguesia do Ó realiza o 2º Encontro Inter-turmas de futsal – 2023 – Futebol e Convivência

16/08/2023

Por Comunicação PAULUS Social

O Futsal é um dos esportes mais bem aceitos e praticados no país, independente de status social, credo ou vivências. Sempre terá alguém (principalmente criança ou adolescente) praticando algum tipo de esporte, seja para estar entre ou fazer amigos na infância, para cuidar da saúde ou até mesmo para comemorar, se sentir melhor torcendo pelo Brasil, time, grupo ou porque conheceu um jogo diferente. Se sentir pertencente a algo positivo, despertar essa maneira de conviver, também é conscientizarmos nossos atendidos para com seus direitos.

Desenvolver a motricidade, resistência, condicionamento físico e bem-estar são alguns dos atributos encontrados no esporte e que podem ampliar as possibilidades de convivência, superação, autoestima, coletividade e saúde mental. Mas por que o esporte também é uma importante ferramenta de promoção social e de inclusão?

Os atendidos foram estimulados a reconhecerem e lidar com erros, acertos e suas respectivas superações, e transformações através do 2° Encontro de Futsal Inter-Turmas do Centro PAULUS de Convivência. 

Uma maneira de estimular a sensação de pertencimento é o conhecimento dos próprios direitos das crianças e dos adolescentes, previstos em Lei. Rodas de conversa, filmes, trocas de experiências, práticas esportivas e também o, incentivo à prática saudável e positiva do Fair Play, antes e depois dos jogos. Treinamentos, alongamentos e condicionamento físico também foram partes fundamentais para o processo durante a realização do nosso percurso. O encontro foi um sucesso! As crianças entenderam durante as pesquisas sobre as regras do esporte e conseguiram aplicá-las durante os jogos.  Os times foram montados à partir de um sorteio, assim como acontece na Copa do Mundo. Cada time foi batizado com um nome criado pelos próprios atendidos:, alguns deles foram batizados de: “Chute Futsal”, “Migos F.C.” e “Passa a Bola”. Houve cobertura em tempo real na rede social @paulus_social_freguesia_do_o (instagram) e entrevista com os jogadores, feitas por uma das crianças atendidas na unidade.no Centro de Convivência. Por fim, foi um exercício de respeito e cidadania a partir do que o esporte oferece dentro dos campos da “Convivência”, elemento este, fundamental para o serviço socioassistencial –  quando falamos sobre crianças e adolescentes.