A Dois cliques de todo mundo

17/12/2015

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

A lógica de Assessoramento abraçada pela Assistência Social PAULUS garante uma forma de agir que impacta todas as cinco regiões do país. A interação direta com centenas de associações garante uma difusão continental de nossas ações, e gera efeitos tão abrangentes que se tornam impossíveis de serem rastreados.

O vulto dessa vasta rede costumava ser visível apenas para alguns poucos colaboradores, que cruzam o Brasil carregando consigo nossas propostas e ambições. Mas, na terça-feira, dia 15 de dezembro de 2015, buscamos uma forma de todos os componentes dessa família poderem observar um pouco a grandiosidade da qual participam.

O I Encontro de confraternização virtual da Rede PAULUS de Assessoramento e Garantia de Direitos possibilitou uma interação única entre todas as Entidades parceiras e colaboradores que garantem a execução de nossas propostas comuns durante o ano. O evento foi transmitido via livestreaming para todo o país, e garantiu a participação virtual de profissionais, gestores e usuários de todos os pontos do território nacional.

Na mesma situação, ocorreu a premiação do concurso Retratos do Assessoramento Brasil. A partir de fotos e vídeos produzidos sobre as atividades do Programa Direito e Cidadania, três instituições foram premiadas. Além disso, o concurso garantiu que todos pudessem observar as nossas propostas de fortalecimento de vínculos em plena execução.

A programação teve um enredo pedagógico-humanista. De um lado, nos ensinou como Assistência Social a exercitar os desígnios mais contemporâneos da palavra “rede”: dessa vez, a trama/data, a fusão de olhares e a interação de sentidos pela causa usando a internet, muitas vezes ainda ausente nos equipamentos da Assistência Social.

Por outro lado, fecha um circuito do conceito de Assessoramento, este lugar insólito, quase inédito na acepção moderna do termo. O Assessoramento que implica agregação, troca permanente, compreensão do ambiente e contexto mútuo, navegando em múltiplas direções, não cabendo a um único ator se sentir tão somente assessorado, mas coautor e persona grata na graça do parceiro acolhedor.

Das centenas de interações realizadas durante a festa/show, além das mensagens elegantes e generosas de praxe, uma certeza, talvez tardia, mas definitiva: aos poucos inauguramos, nós, sociedade civil, nossas necessárias e novas contumazes formas de comunicação e conexão.

A ideia de rede reinventa-se com muito mais pontos visíveis, entrelaçados por um programa e retroalimentados pela materialidade dos livros de apoio, regionalizados em seus caminhos autônomos, referendados em seus Conselhos de Direitos de Assistência Social, comemorados via livestream… Uma rede socialplus, democrática, rightbook… Uma rede com muito mais luz.

Nenhum conteúdo encontrado.