Por Comunicação PAULUS Social
Encontro reuniu aproximadamente 200 pessoas idosas e promoveu reflexões sobre proteção social, garantia de direitos, vínculos e dignidade
No dia 2 de setembro, a PAULUS Social realizou, na FAPCOM, em São Paulo, o Seminário da Pessoa Idosa, reunindo cerca de 450 participantes, entre eles aproximadamente 200 pessoas idosas. Com o tema “Desafios e caminhos para uma proteção social que assegure direitos, vínculos e dignidade à pessoa idosa”, o encontro criou um espaço de diálogo sobre os caminhos necessários para fortalecer a proteção social e assegurar que pessoas idosas sejam reconhecidas, em todas as etapas de suas vidas, como sujeitos de direitos.
O seminário reuniu gestores e trabalhadores do SUAS, pessoas idosas e usuários dos serviços, além de representantes da sociedade civil, e de espaços de controle social. A abertura institucional teve a participação de Padre Sílvio Ribas, Diretor Geral da PAULUS; Emilene Araújo, Diretora da área social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); Refferson Lima Silva, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (COMAS/SP); Kelen Garcia, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Cotia (CMAS/Cotia); Regina Paixão, Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo (CONSEAS/SP); e Arthur Xavier, representante do Conselho Municipal do Idoso de São Paulo (CMI/SP). A diversidade de trajetórias e espaços de atuação ampliou o diálogo sobre a proteção social e a garantia de direitos da pessoa idosa.
Na sequência, Alessandro Tiezzi, gerente da PAULUS Social, apresentou os objetivos do seminário e introduziu o primeiro momento de diálogo, dedicado ao tema “A proteção social no SUAS e a garantia de direitos da pessoa idosa: do acesso à proteção integral”. A discussão teve a participação de Regis Spindola, Diretor da Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), com mediação de Silvia Aline, assistente social, doutora em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente e pós-doutora em Serviço Social pela UFPB.
O painel reuniu ainda outros olhares: Emilene Araújo, representando a sociedade civil; Refferson Lima Silva, com a perspectiva do controle social; e as usuárias Iraci da Silva Melo, do Centro PAULUS de Convivência de Cotia, Mariza Ferraresi, da ASSA, e Aida Barbosa Pessoa, da SBB. Suas falas aproximaram a discussão das experiências vividas nos serviços e nos territórios, colocando no centro do debate questões de acesso, proteção, convivência e participação.
A presença das pessoas idosas foi uma das marcas do encontro: elas não estiveram apenas como público, mas participaram ativamente das atividades e dos momentos de diálogo, compartilhando experiências e perspectivas — reforçando a importância de espaços em que possam falar sobre suas próprias vivências, ser ouvidas e contribuir para as discussões sobre as políticas e os serviços que fazem parte de suas vidas.
Direitos, dignidade e proteção social em debate

Um dos momentos de maior destaque do seminário foi o diálogo “Direitos, dignidade e proteção social: a defesa da pessoa idosa como compromisso coletivo”, que reuniu Luiza Erundina, Padre Júlio Lancellotti e Padre Sílvio Ribas em uma conversa sobre os desafios da proteção social e a responsabilidade coletiva na defesa dos direitos da pessoa idosa. A partir de trajetórias distintas, o diálogo colocou em pauta temas como direitos sociais, cidadania, dignidade, desigualdades, vulnerabilidades e as diversas formas de exclusão que atravessam a vida de muitas pessoas idosas.
Luiza Erundina contribuiu com uma reflexão sobre a garantia dos direitos sociais e a construção de uma sociedade pautada pela cidadania e pela justiça social. Padre Júlio Lancellotti trouxe a experiência cotidiana de quem atua junto a populações em situação de vulnerabilidade e exclusão, destacando a importância da escuta, do acolhimento e do reconhecimento da dignidade de cada pessoa. Por fim, Padre Sílvio Ribas somou ao diálogo a perspectiva da PAULUS e a compreensão de que defender os direitos e a dignidade da pessoa idosa é uma responsabilidade que envolve toda a sociedade.
Ao aproximar essas experiências, o seminário reforçou que falar sobre envelhecimento é também falar sobre vínculos, pertencimento, participação e o direito de viver essa etapa da vida com dignidade — reconhecendo que, por trás de cada atendimento, serviço ou política pública, existem histórias e trajetórias que precisam ser vistas para além das necessidades imediatas.
A programação incluiu ainda momentos culturais protagonizados pelo Centro PAULUS de Convivência – Vila Mariana, pelo Centro PAULUS de Convivência – Cotia e pela Sociedade Bíblica do Brasil, valorizando a expressão, a convivência e a participação das pessoas idosas ao longo do encontro.
A realização do Seminário da Pessoa Idosa integra a atuação da PAULUS Social na perspectiva do assessoramento, da defesa e da garantia de direitos, contribuindo para ampliar o diálogo entre diferentes atores, fortalecer a participação social e fomentar reflexões sobre as políticas de proteção social. A iniciativa reafirma a importância de construir espaços que reconheçam as pessoas idosas como sujeitos de direitos e protagonistas na construção das políticas e ações que impactam seus territórios.


Crédito de imagens:
Imprensa PAULUS
Foto de topo: Priscila Ramos @cylabg