Trabalho em Rede na Assistência Social: Estratégia de Articulação e Eficiência

07/11/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 14 e 15 de outubro, realizamos, na Livraria PAULUS de Goiânia, o processo formativo “Trabalho em rede na assistência social: Estratégia de articulação e eficiência”, fruto de uma parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Goiânia (CMASGyn).

Voltado aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o tema do trabalho em rede, no âmbito da assistência social, tem se afirmado como uma estratégia essencial para responder às múltiplas e complexas necessidades que afetam indivíduos, famílias e comunidades. Essa prática se fundamenta na capacidade de articular recursos e competências, contribuindo para o uso mais eficiente dos meios disponíveis, evitando a duplicação de esforços e favorecendo a compartilha de responsabilidades entre diferentes entidades.

Mediado pela mestra em Serviço Social Rosimeire Mantovan, o encontro promoveu, por meio de uma reflexão teórica alinhada à Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, um espaço de aprendizagem significativa voltado à construção de competências e habilidades profissionais. O foco esteve na importância de uma rede articulada, que possibilite ao cidadão acessar serviços mais coordenados e respostas mais eficazes às suas demandas sociais.

Com essa atividade, encerramos os processos formativos realizados em Goiânia no ano de 2025, reafirmando o compromisso com a qualificação continuada dos profissionais da assistência social e com o fortalecimento das redes de proteção social. Agradecemos a todos os participantes e parceiros que contribuíram para o sucesso dessa caminhada formativa, que reforça nosso propósito de promover uma atuação cada vez mais integrada, ética e transformadora no campo do SUAS.

O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.