Por Comunicação PAULUS Social
Nos dias 7 e 8 de outubro, a PAULUS Social esteve em Campina Grande, na Paraíba, dialogando com trabalhadores(as) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sobre as diretrizes para a consolidação e implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) em seus municípios.
Esse processo formativo integra as atividades do Programa InovaSUAS desenvolvido pela PAULUS Social, tendo como parceiro local o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) da Paraíba.
A formação ocorreu na Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, e reuniu equipes dos SFA de diversas cidades e teve carga horária de 16 horas, distribuídas em dois dias de muita troca e construção coletiva de conhecimentos e possibilidades.
O processo formativo foi conduzida por Suzana Morais Pellegrini, psicóloga, mestre em Serviço Social, pós-graduada em Terapia Sistêmica e especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, com ampla experiência na implantação e coordenação de Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora.
Foram apresentados os fundamentos legais, conceituais e operacionais relacionados à implantação e execução do SFA, com ênfase em documentos que normatizam e orientam o serviço, como o Guia de Acolhimento Familiar, a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, entre outros referenciais.
O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.