Por Comunicação PAULUS Social
Nos meses de setembro e outubro, a PAULUS Social realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, duas turmas da formação “Trabalho Social com Famílias”, atividade integrante do Programa InovaSUAS. As formações aconteceram na PAULUS Livraria de Campinas e contaram com a facilitação da Prof.ª Dra. Jucileide Ferreira do Nascimento, assistente social e conselheira do CNAS.
Com carga horária de 16 horas por turma, a formação abordou a centralidade da família na Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2005) e nas diretrizes do SUAS, trazendo reflexões sobre os aspectos técnicos, éticos e políticos que sustentam o trabalho social com famílias.
Por meio de encontros dialogados, oficinas e rodas de conversa, os participantes analisaram as características e especificidades do trabalho social com famílias na provisão das seguranças socioassistenciais, além de construírem estratégias para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários nos territórios. A proposta formativa reforçou a matricialidade sociofamiliar como eixo estruturante da proteção social, promovendo um espaço de troca de saberes e experiências entre profissionais da Proteção Social Básica do Município.
Esta foi a última formação dessa parceria em 2025, consolidando um ciclo de aprendizados, trocas e reflexões que reafirmam a potência das ações conjuntas entre a PAULUS Social e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas. Essa parceria tem se mostrado fundamental para qualificar o fazer profissional e ampliar a capacidade de intervenção das equipes no território, fortalecendo a rede socioassistencial e impactando diretamente a vida das famílias acompanhadas.
O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.