Formação do Programa Direito e Cidadania fortalece atuação de educadores sociais em Belo Horizonte

30/09/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 16 e 17 de setembro, o campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, sediou a formação do Programa Direito e Cidadania (PDEC). A atividade é voltada para educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e tem como propósito valorizar, qualificar e fortalecer os profissionais que atuam diretamente com os usuários desse serviço essencial da proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Fruto da parceria entre a PAULUS Social e o Fórum das Organizações da Sociedade Civil (FOSC), o encontro uniu experiência prática e embasamento teórico para oferecer um conteúdo de alta relevância e qualidade. A formação foi conduzida pela historiadora Samara Xavier, referência no atuação e formação no SUAS.

Ao longo dos dois dias, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre as normativas do SCFV, garantindo maior alinhamento às diretrizes legais e éticas da política de assistência social. Além das discussões formativas, cada educador recebeu um kit de livros do PDEC, que servirá como material de apoio no desenvolvimento das atividades do Percurso em seus respectivos serviços.

A iniciativa reforça a convicção de que a formação continuada é indispensável para quem atua na política de assistência social. Ao investir na capacitação de educadores, o PDEC fortalece a prática pedagógica, estimula a reflexão crítica e amplia a capacidade desses profissionais de se tornarem agentes multiplicadores de informação, autonomia e transformação social.

Com esse processo, espera-se que os educadores possam potencializar ainda mais as atividades de convivência e o fortalecimento de vínculos em seus territórios, consolidando o papel estratégico do SCFV na promoção da dignidade e dos direitos humanos.

O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.