Literatura e convivência: educadores sociais em formação pelo Programa Direito e Cidadania

03/09/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2025, Campinas recebeu a formação “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: organização e prática cotidiana”, por meio do Programa Direito e Cidadania (PDEC) da PAULUS Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMDAS).

O encontro, realizado no anfiteatro da Faculdade Sofia, reuniu educadores sociais dos SCFV do município para dialogar e refletir sobre práticas, desafios e potencialidades desse serviço no âmbito da Política de Assistência Social.

Com mediação da mestra em Serviço Social, Samara Xavier, a formação utilizou como recurso o kit de livros do Programa Direito e Cidadania 2025, servindo de base para vivências, escutas e debates.

Ao longo dos dois dias, os participantes revisitaram conceitos, experimentaram metodologias e construíram coletivamente propostas para o cotidiano dos serviços — em uma abordagem ética, crítica e afetiva.

Um dos relatos que marcaram a atividade foi o de Vinícius Eduardo Calero, que está na Política de Assistência Social há sete meses. Ele compartilhou que, no início, se sentia inquieto e sozinho diante das demandas dos usuários. No entanto, destacou que, nesses dois dias, reconheceu suas próprias dores nos colegas, percebendo que os desafios da ponta são comuns a muitos educadores sociais.

Essa formação faz parte do ciclo de ações da PAULUS Social, via seu Programa de Assessoramento Defesa e Garantia de Direitos (Resolução nº 182/2025), em Campinas e reafirma o compromisso da parceria com a qualificação das equipes e a centralidade dos sujeitos nos territórios. Afinal, é na convivência que as narrativas ganham força e se transformam em direitos.

O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.