Rodas de conversa coletivas fortalecem vínculos no Centro PAULUS – Freguesia do Ó

02/09/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Uma das atividades bastante difundidas nos diversos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tanto da PAULUS, quanto de outras instituições, é a roda de conversa.

No Centro PAULUS – Freguesia do Ó não é diferente – os educadores habitualmente realizam rodas de conversa com as turmas. No entanto, há alguns meses, a equipe da unidade, percebendo assuntos comuns a todas as turmas, bem como os ruídos quando a conversa se dava separadamente em cada uma delas, propôs uma roda de conversa semanal com todas as turmas juntas, e essa prática tem acontecido e está se consolidando.

A roda de conversa começa no seu planejamento, tanto por parte dos educadores, quanto das crianças e adolescentes. Os educadores precisam elencar os assuntos relevantes e estruturar a fala inicial, que abrirá as discussões. As crianças e os adolescentes também têm a oportunidade de pautar os assuntos que querem trazer para discussão.

Além disso, a própria disposição física dos lugares ocupados é um ponto importante e precisa ser observado, já que a ideia da roda é de que todos possam se olhar.

As primeiras rodas com todas as turmas foram feitas no espaço aberto e com todo – crianças, adolescentes e educadores sentados no chão. E logo a equipe entendeu que seria necessário, pelo menos durante um período, realizar a atividade em uma sala fechada e fazer o círculo com cadeiras, de modo que o ambiente proporcionasse menos distração e mais atenção.

A escuta ainda é um desafio que, aos poucos, está sendo vencido.

Os assuntos tratados são os mais diversos – desde informações do funcionamento da unidade, lembretes de direitos e deveres no espaço coletivo, até discussões que requerem maior reflexão e têm maior profundidade, como machismo, feminismo e racismo, que muitas crianças confundiam esses três conceitos apenas pelo fato de serem palavras com o mesmo sufixo.

Com certeza a roda tem contribuído muito para a conivência mais harmoniosa e para a discussão de temas de interesse dos nossos atendidos.