PAULUS Social promove, em Juiz de Fora/MG, formação do Programa Direito e Cidadania

26/08/2025

Por comunicação PAULUS Social

Nos dias 12 e 13 de agosto, a PAULUS Social esteve em Juiz de Fora (MG) para mais uma etapa formativa do Programa Direito e Cidadania (PDEC). Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora, o encontro reuniu educadores(as) e orientadores(as) sociais da rede conveniada da prefeitura, criando oportunidades para vivências e debates em torno das práticas cotidianas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A atividade formativa aconteceu no auditório da Livraria PAULUS, no centro de Juiz de Fora, teve carga horária de 16 horas e contou com a facilitação da profissional Nathalia Piccinalli Zague, pedagoga e graduanda em Serviço Social. Com vasta experiência na formação profissional de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Nathalia conduziu a formação por meio de uma metodologia e didática cuidadosas e estratégicas, acolhendo as vivências e contribuições dos educadores e proporcionando momentos ricos de reflexão e aprendizado.

Os livros que compõem o kit do PDEC – 2025 foram devidamente apresentados, e o título escolhido para leitura e sensibilização, facilitando a construção de percurso, foi A menina e o mundo, de Tereza Mota, que retrata o cotidiano de uma adolescente ingressando no SCFV de seu bairro e vivenciando o processo de apropriação desse espaço, além da interação das famílias dos conviventes e da comunidade. Expressando um dos objetivos do serviço.

A formação proporcionou aos participantes vivências práticas e significativas sobre a criação de percursos no SCFV, por meio da arte e da narrativa de experiências dos territórios e dos trabalhadores, como principal instrumento para fortalecer os vínculos e planejar ações de forma prática, significativa e transformadora.

Na ocasião, o analista de projetos sociais André Luiz do Nascimento, pedagogo, pós-graduado em Política de Assistência Social e integrante da equipe de assessoramento da PAULUS Social, acompanhou toda a preparação e a articulação com os parceiros em Juiz de Fora, assegurando o alinhamento conceitual das discussões com as diretrizes institucionais da PAULUS Social e com os parâmetros e normativas nacionais.

O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborados para essa finalidade.