PAULUS Social promove, em Belém, formação do Programa Direito e Cidadania  

18/08/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 05 e 06 de agosto, a cidade de Belém (PA) recebeu processo formativo voltado para os(as) educadores(as)/orientadores(as) sociais. A formação foi realizada por meio da parceria entre a PAULUS Social e a Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) e teve como objetivo subsidiar os profissionais para o desenvolvimento de atividades utilizando o Programa Direito e Cidadania como estratégia complementar para a elaboração de percursos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A formação aconteceu no auditório da Livraria PAULUS, localizada no centro de Belém, e teve início com a contextualização do SCFV no campo da política de assistência social, com base nas principais normativas e nos fundamentos conceituais que orientam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em seguida, foram aprofundadas reflexões sobre as atribuições do serviço e o papel dos profissionais que o integram, com o objetivo de elucidar e qualificar a construção de percursos.

Como estratégia, foram utilizados os livros que compõe o kit do Programa Direito e Cidadania de 2025, composto pelas seguintes obras: “Zé do Morro” (Mariza Lima Gonçalves; “O segredo do barquinho” (Ana Carolina Gomes); “A caça ao saci” (Jack Azulita); A menina e o mundo (Tereza Mota) e “Somos catorze (quinze ou dezesseis)  (Severino Rodrigues).

A formação dedicou-se a preparar os participantes para o desenvolvimento de atividades alinhadas à lógica do percurso no SCFV, estimulando práticas mais integradas, contextualizadas e eficazes no atendimento às demandas dos conviventes e dos territórios.

A formação teve carga horária total de 16 horas e foi conduzida por Samara Xavier, formadora da PAULUS Social, com ampla experiência na área de Serviço Social. Atualmente leciona na pós-graduação em Gestão e Serviços do SUAS (FAPCOM) e integra a Social Soluções. É fundadora do Coletivo Força do Moxotó e possui formação em História, especializações em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Trabalho Social com Famílias, além de mestrado em Serviço Social pela PUC-SP.

O processo também contou com a presença e apoio de André Luiz do Nascimento, analista de projetos sociais da equipe de assessoramento da PAULUS Social. Pedagogo e especialista em Política de Assistência Social, André acompanhou toda a preparação e a articulação com o território, assegurando o alinhamento conceitual das discussões com as diretrizes institucionais da PAULUS Social e com os parâmetros e normativas nacionais.

Todo esse processo formativo reforça o compromisso da PAULUS Social e da FUNPAPA em pensar e atuar de forma contínua a qualificação dos(as) trabalhadores(as) da assistência, em especial dos(as) educadores(as)/orientadores(as), sociais ao mesmo tempo em que fortalece práticas que auxiliam o cotidiano de trabalho. O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborados para essa finalidade.