Assessoramento da PAULUS Social conclui ciclo de formação sobre “Luta Antirracista” em Pernambuco

06/08/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 22 e 23 de julho de 2025, a equipe de assessoramento da PAULUS Social, em parceria com a Escola de Formação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (ESFOSUAS/PE), concluiu na cidade de Cupira o ciclo de formações do Programa InovaSUAS. A atividade foi realizada na Escola Municipal Pedro Alves de Souza, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cupira.

A formação, intitulada “Luta Antirracista”, abordou o tema das relações étnico-raciais, fundamentando-se na compreensão de que o racismo constitui uma estrutura que permeia e influencia todas as esferas da sociabilidade. O debate foi conduzido pela doutoranda em Serviço Social, Kajali Lima Vitorio, que destacou que o racismo não se trata apenas de uma questão individual, mas de uma dinâmica estrutural que se manifesta cotidianamente, moldando os espaços sociais de diferentes grupos raciais e impactando indivíduos, grupos e instituições.

Ao promover reflexões sobre a reprodução do racismo nas relações sociais, o ciclo de formação buscou sensibilizar e capacitar os participantes para a implementação de práticas antirracistas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante todo o processo, esteve presente a analista de projetos sociais Érica Souto, representante do assessoramento da PAULUS Social, responsável por garantir o alinhamento conceitual das discussões de acordo com as diretrizes institucionais, em consonância com os parâmetros e normativas nacionais. Também marcou presença o coordenador do programa, Alessandro Tiezzi. A equipe da ESFOSUAS foi representada por Lúcia Regina Brito – supervisora educacional.  

O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.