PAULUS Social promove formação sobre captação de recursos para OSCs em Fortaleza-CE

24/07/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 1 e 2 de julho de 2025, a PAULUS Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Fortaleza, promoveu a formação “Captação de Recursos em Organizações da Sociedade Civil”, voltada a representantes de entidades que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.

Realizada na Livraria PAULUS de Fortaleza, a atividade contou com a mediação da Profa. Ma. Inmaculada Figols Costa, assistente social e consultora na área de serviço social, terceiro setor e organizacional também atua como palestrante e professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação.. A formação teve como objetivo fortalecer a gestão e o planejamento estratégico das entidades, com ênfase na captação de recursos — uma dimensão essencial para a sustentabilidade financeira, a ampliação das ações e a diversificação das fontes de financiamento.

Com carga horária de 16 horas, a atividade abordou temas como elaboração de projetos, captação com empresas, indivíduos e editais. Além das exposições teóricas e dos debates propostos, os participantes realizaram uma atividade prática de análise de editais.

O conteúdo foi direcionado a gestores e coordenadores de OSCs, que puderam refletir e trocar experiências sobre os desafios cotidianos da sustentabilidade financeira no campo da assistência social.

Representando o assessoramento da PAULUS Social, a analista de projetos sociais Anna Caroline Gama — especialista em Serviço Social e Políticas Públicas — acompanhou todas as etapas do processo formativo, desde a preparação até a execução, garantindo a consonância da atividade com as diretrizes da PAULUS e da Política de Assistência Social.

O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.