Cuiabá-MT promove diálogo e participação na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

10/07/2025

Por Comunicação PAULUS Social

A capital mato-grossense realizou, nos dias 17 e 18 de junho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, instância de participação social, representativa e deliberativa, cujo tema central foi: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Cuiabá (CMAS), e contou com a presença de sua presidente, Srª Ruth Leite da Silva, além de autoridades como a Secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Srª Hélida Vilela de Oliveira.

Através do programa InovaSUAS, a PAULUS Social teve participação ativa nos debates, contando com a presença do coordenador e conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social, Alessandro Tiezzi, na mesa de abertura. A palestra magna foi brilhantemente conduzida pela formadora da PAULUS Social, Silvia Aline Silva Ferreira, pós-doutoranda em Serviço Social pela UFPB/João Pessoa, cuja exposição serviu de base para os debates em grupo, especialmente no eixo 4 – Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente: fortalecendo a participação social no SUAS.

A 15ª conferência foi um espaço importante de escuta das desproteções sociais, das prestações qualificadas, de diálogo, acolhida, troca de sugestões, assim como o debate de propostas para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social no Município de Cuiabá, contando com a participação de diferentes gestoras(es) e trabalhadoras(es) do setor; entidade e organizações da sociedade de assistência social; usuárias(os) da assistência social, além de diversas organizações, associações e instituições de âmbito da sociedade civil e do poder público, entre outros presentes.

O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial, com até 360 horas de formação, para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acesso a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.