Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

Abraão, pai dos que têm fé -* 1 Em vista disso, qual vantagem podemos dizer que obteve Abraão, pai da nossa raça? 2 Se Abraão se tornou justo por suas obras, ele tem algo de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 De fato, o que diz a Escritura? «Abraão teve em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça4 Para quem trabalha, o salário não é considerado como gratificação, mas como dívida; 5 para quem não trabalha, mas crê naquele que torna justo o ímpio, sua lhe é creditada como justiça. 6 É desse modo que Davi proclama feliz o homem a quem Deus credita a justiça, independente das obras: 7 «Felizes aqueles cujas ofensas foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos. 8 Feliz o homem a quem o Senhor não leva em conta o pecado

9 Essa felicidade é só para os circuncidados, ou é também para os não circuncidados? Nós dizemos que a foi creditada a Abraão como justiça. 10 Mas, quando é que lhe foi creditada? Quando era circuncidado ou quando ainda não era? Certamente não depois da circuncisão, mas antes. 11 De fato, ele recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça que vem da , que ele tinha obtido quando ainda não era circuncidado. Assim é que ele se tornou pai de todos os não circuncidados que acreditam, para que a justiça fosse creditada também para estes; 12 e se tornou pai também dos circuncidados, daqueles que nãoreceberam a circuncisão, mas que também seguem a trilha da que teve Abraão, nosso pai, antes de ter sido circuncidado.

Os herdeiros de Abraão -* 13 Não por causa da Lei, mas por causa da justiça da , que a promessa de receber o mundo em herança foi feita a Abraão ou à sua descendência. 14 Se os herdeiros recebem a herança por causa da Lei, a não tem mais sentido e a promessa fica anulada. 15 De fato, a Lei provoca a ira; mas, onde não lei, também não transgressão. 16 A herança, portanto, vem através da , para que seja gratuita e para que a promessa seja garantida a toda a descendência, não só à descendência segundo a Lei, mas também à descendência segundo a de Abraão, que é o pai de todos nós. 17 De fato, a Escritura diz: «Eu constituí você pai de muitas naçõesAbraão é o nosso pai diante daquele no qual ele acreditou, o Deus que faz os mortos viverem e que chama à existência aquilo que não existe.

O que é ter fé -* 18 Esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações, conforme foi dito a ele: «Assim será a sua descendência19 Ele não fraquejou na , embora estivesse vendo o próprio corpo sem vigor - ele tinha quase cem anos - e o ventre de Sara estivesse amortecido. 20 Diante da promessa divina, ele não duvidou, mas foi fortalecido pela e deu glória a Deus. 21 Ele estava plenamente convencido de que Deus podia realizar o que havia prometido. 22 Eis o motivo pelo qual isso lhe foi creditado como justiça. 23 Ora, não é para um só que está escrito: «Isso lhe foi creditado»; 24 mas também para nós. Será igualmente creditado para nós, pois acreditamos naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus nosso Senhor, 25 o qual foi entregue à morte pelos nossos pecados e foi ressuscitado para nos tornar justos.




* 4,1-12: Abraão, antepassado dos judeus, é o exemplo da gratuidade da fé. Ele foi considerado justo, não por ter realizado obras, mas porque acreditou em Deus, como diz Davi no Salmo 32. Abraão foi justificado antes de ser circuncidado, e a circuncisão se tornou um sinal externo da justiça que ele já tinha recebido através da fé. Portanto Abraão é pai de todos os que têm fé, tanto judeus como pagãos.



* 13-17: Em vista da justiça que vem da fé, Abraão recebeu gratuitamente de Deus a promessa de se tornar herdeiro do mundo. Ora, a promessa feita a Abraão permanece e é transmitida como herança aos seus descendentes. Todavia, os autênticos descendentes e herdeiros são aqueles que Deus justifica através da fé, como fez com Abraão, e não os que se limitam a observar a Lei.



* 18-25: Ter fé e entregar a própria vida a Deus é esperar contra toda esperança. Abraão acreditou que ia ser pai quando sua velhice e a esterilidade de Sara diziam o contrário. A justiça de Abraão é a fé confiante de que Deus pode realizar tudo o que promete. Nós também somos justificados por Deus quando acreditamos que ele ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos, para nos livrar da morte do pecado e nos dar a vida nova.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002