Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

2

Segunda visão: Deus vence os impérios -* 1 Levantei os olhos e vi quatro chifres. 2 Perguntei ao anjo que falava comigo: «Que significam esses chifres?» Ele respondeu: «São os chifres que dispersaram Judá, Israel e Jerusalém».

3 Depois Javé me fez ver quatro ferreiros. 4 Perguntei: «O que eles vão fazer?» Ele respondeu: «(Estes são os chifres que dispersaram Judá, de tal modo que ninguém podia levantar a cabeça). Os ferreiros vieram para aterrorizá-los, para cortar fora os chifres dessas nações que investem contra a terra de Judá, espalhando sua gente pelo mundo».

Terceira visão: Só Javé protege -* 5 Levantei os olhos e vi um homem com o cordel de medir. 6 Perguntei: «Aonde você vai?» Ele respondeu: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e comprimento». 7 Então o anjo que falava comigo deu um passo à frente, e outro anjo veio ao encontro dele. 8 E aquele disse a este: «Corra, dizer àquele moço que Jerusalém deve ficar sem muros, por causa da multidão de homens e animais que ela deverá acolher. 9 Mas eu serei para ela - oráculo de Javé - muralha de fogo ao seu redor e, no meio dela, eu serei a sua glória».

Javé está com seu povo -* 10 Vamos, vamos! Fujam da Babilônia - oráculo de Javé - pois eu dispersei vocês pelos quatro ventos - oráculo de Javé. 11 Ai, filhos de Sião que moram na Babilônia, fujam! 12 Porque assim diz Javé dos exércitos, depois que a glória me mandou às nações que roubaram vocês: Quem fere a vocês, fere a pupila dos meus olhos. 13 Pois eu agito a mão contra eles, e serão despojo para aqueles que eram seus escravos. Assim vocês ficarão sabendo que foi Javé dos exércitos quem me mandou.

14 Festeje e fique alegre, filha de Sião, pois eu estou vindo para morar com você - oráculo de Javé. 15 Nesse dia, numerosas nações vão aderir a Javé e passarão a ser o meu povo. Eu virei morar em seu meio, e você ficará sabendo que foi Javé dos exércitos quem me mandou a você. 16 Javé tomará Judá como sua porção na terra santa e tornará a escolher Jerusalém. 17 Silêncio diante de Javé, criaturas todas, pois ele se levanta em sua morada santa.




* 7-17: Com os cavaleiros, o império persa mantinha a vigilância e a ordem em todas as regiões conquistadas. Eles informam que «a terra toda repousa tranqüila», isto é, o império opressor não tem nada a temer. Então, como fica a situação da comunidade oprimida por essa «paz» que só beneficia o opressor? Javé anuncia que vai subverter essa «paz»: Jerusalém e o Templo serão reconstruídos, e haverá uma verdadeira paz e prosperidade para as cidades de Judá.



* 2,1-4: O chifre é o símbolo da força e do poder. Os quatro chifres representam a força dos impérios da terra, que se unem para destruir a nação judaica. O profeta, porém, com a imagem dos ferreiros, encarregados de cortar os chifres, assegura que a força dos impérios será aniquilada pelo poder de Deus.



* 5-9: Medir é ação simbólica que significa reconstruir e proteger. Jerusalém será reconstruída e ficará sempre aberta (sem muros) para acolher todos aqueles que queiram fazer parte do povo da Aliança. E os que foram libertos não precisarão buscar refúgio (muro), pois Javé os protege, como protegeu os hebreus no êxodo (cf. Ex 13,21-22).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002