Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3*

2. Os chefes da cidade

Quarta visão: o chefe religioso -* 1 Depois Javé me fez ver Josué, o chefe dos sacerdotes, parado na frente do anjo de Javé. E Satanás estava em , à direita de Josué, para acusá-lo. 2 E o anjo falou a Satanás: «Que Javé segure você, Satanás, que Javé o segure, pois ele escolheu Jerusalém. Essenão é, por acaso, um tição tirado do fogo3 Josué estava vestido com roupas sujas e parado na frente do anjo. 4 Então, o anjo falou aos que estavam de , à sua frente: «Tirem dele as roupas sujas». E disse a Josué: «Veja, eu afastarei de você a sua culpa e o revestirei com roupas limpas». 5 E acrescentou: «Ponham-lhe na cabeça um turbante limpo». Então lhe puseram na cabeça um turbante limpo e o vestiram com roupas limpas. O anjo de Javé estava de 6 e falou solenemente a Josué: 7 «Assim diz Javé dos exércitos: Se você andar nos meus caminhos e guardar os meus mandamentos, você governará meu Templo e guardará meus átrios, e eu os deixarei entrar entre estes que estão aqui de . 8 Escute, pois, Josué, chefe dos sacerdotes, você e seus companheiros que estão diante de você, porque eles são homens de presságio: eu estou fazendo vir o meu servo Germe. 9 Aqui está a pedra que coloquei diante de Josué: sobre esta pedra sete olhos. Eu mesmo gravarei nela uma inscrição - oráculo de Javé dos exércitos - e num só dia tirarei a maldade desta terra. 10 Nesse dia - oráculo de Javé dos exércitos - cada um de vocês poderá convidar seu vizinho para vir debaixo da sua própria parreira e debaixo da sua própria figueira».




* 10-17: O profeta urge que os exilados, ainda habitantes da Babilônia, se reúnam com seus irmãos na Palestina, porque Deus está novamente ligado ao seu povo. Os vv. 14-17 abrem uma perspectiva universal: as nações pagãs farão parte do povo de Deus, que tem Jerusalém como centro.



* 3-4: A comunidade pós-exílica centrou suas esperanças de libertação em duas pessoas: Zorobabel e Josué. Zorobabel descendente de Davi, retomaria o poder civil, e Josué daria ao Templo a glória que ele teve na época de Salomão. Entretanto, o império persa viu nessa proposta política uma tentativa de rebelião e impediu que prosseguisse (talvez, por isso, Zorobabel tenha sido morto). Sem outra perspectiva, a comunidade judaica voltou as vistas unicamente para o lado religioso (Josué), com o consentimento dos persas.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002