Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

43

Javé retorna para sempre -* 1 Então o homem levou-me para o pórtico oriental. 2 E eu vi a glória do Deus de Israel: ela vinha do oriente. Fazia um barulho de águas torrenciais e a terra refletia a sua glória. 3 A visão que tive era como a visão que eu tinha contemplado, quando vim para a destruição da cidade, e também como a visão que eu tivera às margens do rio Cobar. Então caí com o rosto por terra. 4 A glória de Javé entrou no Templo pelo pórtico oriental. 5 Então o espírito me arrebatou e levou para o pátio interno: a glória de Javé enchia o Templo.

6 Enquanto o homem continuava do meu lado, ouvi alguém que falava comigo de dentro do Templo, 7 e me dizia: «Criatura humana, este é o lugar do meu trono e o lugar onde pousam meus pés, onde habitarei para sempre no meio dos israelitas. A casa de Israel, o povo e seus reis, nunca mais profanarão o meu nome santo com as suas prostituições e com os cadáveres de seus reis com seus túmulos. 8 Colocando a soleira de seus túmulos junto da minha soleira, e os batentes de suas portas junto aos meus, deixando apenas uma parede entre mim e eles, acabaram profanando meu nome santo com as abominações que praticaram. Por isso, minha ira os consumiu. 9 Agora, porém, os israelitas afastarão para longe de mim suas prostituições e os cadáveres de seus reis. E eu habitarei para sempre no meio deles».

Como conviver com Javé? -* 10 «Quanto a você, criatura humana, mostre para a casa de Israel o projeto do Templo, e eles ficarão envergonhados de suas culpas. Ao medir o projeto, 11 ficarão envergonhados de tudo o que fizeram. Então você ensinará para eles a forma do Templo, suas disposições, suas entradas e saídas, suas normas, regulamentos, regras e leis. Coloque tudo por escrito à vista deles, para que observem todas essas normas e coloquem em prática todos esses regulamentos.

12 Esta é a lei do Templo, que está construído no alto do monte: todo o espaço que está ao redor é santíssimo. Esta é a lei do Templo».

O altar - 13 São estas as medidas do altar em côvados iguais a um côvado e um palmo: a base tinha meio metro de altura por meio metro de largura; o espaço junto ao rego que contornava o altar era de um palmo. Essa era a base do altar. 14 Da base até o pedestal inferior, o altar tinha um metro, e a largura era de meio metro; do pedestal menor até o pedestal maior, tinha dois metros por meio metro de largura. 15 A lareira tinha dois metros e acima da lareira havia quatro chifres. 16 A lareira era quadrada, com seis metros de comprimento por seis metros de largura. 17 O pedestal também era quadrado, com sete metros de comprimento por sete metros de largura. A borda em torno dele tinha vinte e cinco centímetros, e a medida da base em torno era de meio metro. Os degraus davam para o oriente.

Consagração do altar - 18 Ele me disse: «Criatura humana, assim diz o Senhor Javé: Essessão os estatutos referentes ao altar, para o dia em que o construírem para oferecer sobre ele o holocausto e sobre ele derramar o sangue. 19 Você dará aos sacerdotes levitas, aos da família de Sadoc, que se aproximam de mim para me servirem - oráculo do Senhor Javé - um novilho para o sacrifício pelo pecado. 20 Então você pegará sangue do novilho e colocará sobre os quatro chifres, sobre os quatro cantos do pedestal e sobre a borda em torno. Com isso você purificará o altar e fará a expiação por ele. 21 Em seguida, você tomará o novilho da oferta pelo pecado e o queimará no lugar do Templo que foi destinado para isso, fora do santuário. 22 No segundo dia, você oferecerá um bode perfeito como oferta pelo pecado, e com ele o altar se purificará do pecado, tal como foi feita a purificação com o novilho. 23 Acabando de fazer a purificação do pecado, você oferecerá um novilho perfeito e um carneiro perfeito. 24 Você os oferecerá diante de Javé, e os sacerdotes espalharão sal sobre eles, oferecendo-os em holocausto a Javé. 25 Durante sete dias, diariamente, você sacrificará um bode pelo pecado e, além disso, sacrificarão também um novilho e um carneiro do rebanho, todos perfeitos, 26 durante sete dias. Assim, farão a expiação pelo altar, e o purificarão e consagrarão. 27 No fim desse período, do oitavo dia em diante, os sacerdotes oferecerão sobre o altar os seus holocaustos e sacrifícios de comunhão, e eu serei propício para vocês - oráculo do Senhor Javé».




* 43,1-9: Deus tinha abandonado o Templo. Era uma saída que significava a ruptura entre Deus e a sua terra, que tinha se tornado idólatra e corrupta (cf. nota em 10,1-22). Após a purificação e renovação do povo, Deus retorna para o meio do seu povo. Não se trata, porém, de uma volta ao passado e às velhas instituições que tinham caducado e que, por isso, tinham sido destruídas. Começa agora um tempo novo e uma relação com Javé que levará à vida nova (cf. nota em 36,1-38). Os vv. 7-9 mostram que Javé é um Deus vivo que não aceita conviver com a morte.



* 10-12: Os capítulos finais são uma catequese cultual. O povo deve reaprender o que é a santidade de Javé e como conviver com ela.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002