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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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32 *

III. DEUS EDUCA ATRAVÉS DO SOFRIMENTO

INTERVENÇÃO DE ELIÚ

1. Deus fala através do sofrimento

É preciso dar uma resposta nova -* 1 Os três homens não disseram mais nada a , porque ele se considerava inocente. 2 Todavia, Eliú, filho de Baraquel, natural de Buz, da família de Ram, ficou indignado contra , porque este pretendia ter razão contra Deus. 3 Também se indignou contra os três amigos, porque não acharam resposta e deixaram Deus em situação de culpado. 4 Eliú tinha ficado esperando, enquanto eles falavam com , porque eram mais velhos. 5 Vendo, porém, que nenhum dos três tinha mais respostas, ficou indignado.

6 Então Eliú, filho de Baraquel, natural de Buz, começou a falar: «Eu sou jovem, e vocês são anciãos. Por isso, eu estava intimidado e não me atrevia a expor a vocês o meu conhecimento. 7 Eu fiquei pensando: ‘Que falem os anos, e a idade madura ensine a sabedoria’. 8 Mas quem inteligência é um espírito no homem, o sopro do Todo-poderoso. 9 Não é a idade avançada que sabedoria, nem é a velhice que produz o discernimento do que é justo. 10 Por isso, peço que vocês me escutem, e eu também vou mostrar o que sei. 11 Enquanto vocês falavam, eu esperei, e enquanto conversavam prestei atenção nos argumentos de vocês. 12 Contudo, por mais que eu prestasse atenção, percebi que nenhum de vocês conseguiu refutar e responder aos argumentos dele. 13 Não digam que encontraram uma sabedoria que, além de Deus, ninguém pode refutar. 14 ainda não discutiu comigo, e eu não vou responder a ele com os argumentos de vocês.

15 estão eles, desconcertados, e nada respondem porque lhes faltam argumentos. 16 Será que devo ficar esperando, que eles não falam mais e não sabem o que responder? 17 Pois bem! Quero tomar parte na discussão. Também eu vou mostrar o que sei, 18 porque tenho muitas coisas a dizer, e elas me pressionam por dentro. 19 Minhas entranhas estão como barris novos que o vinho arrebenta ao fermentar. 20 Vou falar e me desafogar, abrindo os lábios para responder. 21 Não vou tomar partido, nem bajular ninguém, 22 porque não sei bajular e porque o meu Criador me eliminaria.




* 32-37: Eliú aparece repentinamente, sem ter sido anunciado no início do livro. Além disso, o estilo e o tema destes capítulos são diferentes. Trata-se, portanto, de um grande acréscimo feito por alguém que certamente pretendia dar novo rumo ao debate.



* 32,1-22: Esta abertura mostra a intenção de Eliú: salvar o dogma da retribuição. Por isso, critica a Jó, porque este pretende ter razão contra Deus. Critica também os três amigos porque, incapazes de encontrar argumentos contra Jó, acabam deixando Deus na situação de culpado. Por aí se percebe que a situação de Jó é um fato que estoura a teologia vigente e exige resposta nova, que Eliú procura dar, mostrando que a sabedoria não depende nem da experiência, nem da tradição, e sim da abertura para a novidade de Deus.






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