Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

I. A CONQUISTA CONTINUA

Conquista é esforço contínuo -* 1 Depois que Josué morreu, os israelitas consultaram a Javé: «Quem de nós irá na frente para combater os cananeus2 Javé respondeu: «Judá irá na frente, porque eu entreguei a terra nas mãos dele». 3 Então Judá disse a seu irmão Simeão: «Venha comigo para a região que me coube por sorteio. Lutaremos contra os cananeus, e depois eu irei com você até a região que lhe coube por sorteio». E Simeão foi com ele. 4 Então Judá subiu, e Javé lhe entregou os cananeus e ferezeus; derrotaram dez mil homens em Bezec. 5 Quando derrotaram os cananeus e ferezeus, encontraram Adonibezec em Bezec, e lutaram contra ele. 6 Adonibezec fugiu, mas eles o perseguiram, o agarraram e lhe cortaram os polegares das mãos e dos pés. 7 Adonibezec disse então: «Setenta reis, com os polegares cortados das mãos e dos pés, catavam as migalhas debaixo da minha mesa. Deus agora está me cobrando aquilo que eu mesmo fiz». E levaram Adonibezec para Jerusalém, onde ele morreu.

8 Os descendentes de Judá atacaram Jerusalém e a conquistaram. Mataram os habitantes a fio de espada e puseram fogo na cidade.

9 Em seguida, os descendentes de Judá desceram para atacar os cananeus que habitavam na região montanhosa, no Negueb e na planície. 10 Judá também enfrentou os cananeus que moravam em Hebron, que antigamente se chamava Cariat-Arbe, e derrotou Sesai, Aimã e Tolmai. 11 Daí, atacou os habitantes de Dafir, que antigamente se chamava Cariat-Sefer. 12 Caleb havia dito: «Darei como esposa minha filha Acsa para quem tomar Cariat-Sefer de assalto». 13 Otoniel, filho de Cenez, irmão mais novo de Caleb, conquistou Cariat-Sefer, e Caleb lhe deu sua filha Acsa como esposa. 14 No dia do casamento, Otoniel induziu Acsa a pedir um terreno ao pai. Ela então apeou do jumento, e Caleb lhe perguntou: «O que você quer15 Ela respondeu: «Faça-me um favor. Você me deu terra árida; -me também alguma fonte de água». E Caleb lhe deu as fontes do alto e as fontes de baixo.

16 Os descendentes do sogro quenita de Moisés subiram da cidade das Palmeiras com os descendentes de Judá, foram para o deserto de Judá, ao sul de Arad, e se estabeleceram entre os amalecitas.

17 Depois Judá acompanhou seu irmão Simeão, e juntos derrotaram os cananeus que moravam em Sefat, e entregaram a cidade ao extermínio. Por isso a cidade ficou sendo chamada Horma. 18 E Judá tomou Gaza, Ascalon e Acaron, com seus respectivos territórios. 19 Javé estava com Judá, que expulsou os habitantes da região montanhosa, mas não conseguiu expulsar os habitantes da planície, porque estes possuíam carros de ferro. 20 Conforme fora estabelecido por Moisés, Hebron foi dada a Caleb, que daí expulsou os três filhos de Enac. 21 Os benjaminitas, porém, não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém. Por isso os jebuseus habitam com os benjaminitas em Jerusalém até o dia de hoje.

22 Os da casa de José, por sua vez, subiram contra Betel, e Javé estava com eles. 23 A casa de José mandou fazer um reconhecimento nas vizinhanças de Betel, cidade que antes se chamava Luza. 24 Os espiões viram alguém saindo da cidade e lhe disseram: «Mostre-nos por onde se entra na cidade, e nós lhe pouparemos a vida». 25 O homem lhes mostrou por onde entrar na cidade. E eles passaram a cidade a fio de espada, mas pouparam esse homem e toda a sua família. 26 Esse homem foi para a terra dos heteus e aí construiu uma cidade, à qual deu o nome de Luza. Esse é o nome dela até o dia de hoje.

27 Manassés não conseguiu expulsar os habitantes de Betsã, de Tanac, de Dor, de Jeblaam, de Meguido e dos seus respectivos arredores. E assim os cananeus continuaram morando nessas regiões. 28 Quando Israel se tornou mais forte, obrigou os cananeus a fazer trabalhos forçados, mas não conseguiu expulsá-los.

29 Efraim também não conseguiu expulsar os cananeus que moravam em Gazer. E os cananeus continuaram morando em Gazer, no meio de Efraim.

30 Zabulon não conseguiu expulsar os habitantes de Cetron, nem os de Naalol. Por isso os cananeus continuaram no meio deles, embora submetidos a trabalhos forçados.

31 Aser não conseguiu expulsar os habitantes de Aco, nem os de Sidônia, de Maaleb, de Aczib, de Helba, de Afec e de Roob. 32 Os aseritas, portanto, ficaram morando no meio dos cananeus da região, porque não conseguiram expulsá-los.

33 Neftali não conseguiu expulsar os habitantes de Bet-Sames, nem os de Bet-Anat. Ficou morando no meio dos cananeus da região, mas os habitantes de Bet-Sames e Bet-Anat os serviam com trabalhos forçados.

34 Quanto aos danitas, os amorreus os encurralaram na região montanhosa, não lhes permitindo descer para o vale. 35 Desse modo, os amorreus continuaram morando em Ar-Hares, Aialon e Salebim. Mas quando a casa de José se fortaleceu, os amorreus foram submetidos a trabalhos forçados.

36 O território dos edomitas se estendia desde a subida dos Escorpiões e de Pedra para a frente.




* 1,1-36: Após a descrição fortemente idealizada do livro de Josué, temos aqui uma apresentação mais realista do processo: a luta contra as cidades-estado cananéias foi levada a cabo pouco a pouco, graças ao esforço solidário dos diversos grupos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002