Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

23

Caso de incesto -* 1 Um homem não tomará a mulher de seu pai, para não retirar dela o pano do manto de seu pai.

Participação nas assembléias -* 2 O homem com testículos esmagados ou com o membro viril cortado não poderá entrar na assembléia de Javé. 3 Nenhum bastardo poderá entrar na assembléia de Javé, e seus descendentes até a décima geração não poderão entrar na assembléia de Javé. 4 O amonita e o moabita não poderão entrar na assembléia de Javé, e também seus descendentes nem na décima geração serão admitidos nela. 5 Isso porque não foram ao encontro de vocês com pão e água, quando vocês caminhavam depois da saída do Egito e porque pagaram Balaão, filho de Beor, de Petor em Aram Naaraim, para que amaldiçoasse você. 6 No entanto, Javé seu Deus não fez caso de Balaão, e Javé seu Deus transformou a maldição em bênção, porque Javé seu Deus ama você. 7 Portanto, enquanto você viver, nunca favoreça a prosperidade e a felicidade deles.

8 Não considere o edomita como abominável, pois ele é seu irmão. Não considere o egípcio como abominável, porque você foi um estrangeiro na terra dele. 9 Na terceira geração, os descendentes deles terão acesso à assembléia de Javé.

Pureza no acampamento -* 10 Quando você estiver acampado contra o inimigo, guarde-se de todo tipo de mal. 11 Se, em seu meio, alguém de vocês ficar impuro por causa de uma polução noturna, deverá sair para fora do acampamento, e não voltará. 12 Ao entardecer, ele tomará banho, e ao pôr-do-sol poderá voltar ao acampamento.

13 Providencie um lugar fora do acampamento para suas necessidades. 14 Junto com o equipamento, tenha sempre uma . Quando você sair para fazer as necessidades, cave com ela e, ao terminar, cubra as fezes. 15 Porque Javé seu Deus anda pelo acampamento para protegê-lo e entregar os inimigos a você. Por isso o acampamento deve ser santo, para que Javé não veja nada de inconveniente e não se afaste de você.

Respeitar a liberdade -* 16 Quando um escravo fugir do seu patrão e se refugiar junto a você, não o devolva ao patrão. 17 Ele permanecerá com você, entre os seus, no lugar que escolher, numa de suas cidades, onde lhe pareça melhor. Não o explore.

Javé não aceita ofertas idolátricas -* 18 Entre as israelitas não haverá prostituta sagrada, nem prostituto sagrado entre os israelitas. 19 Não leve à casa de Javé seu Deus, como cumprimento de um voto, o salário de uma prostituta sagrada, nem o pagamento de um prostituto sagrado, porque os dois são abomináveis para Javé seu Deus.

Irmão não é fonte de lucro -* 20 Não empreste ao seu irmão com juros, quer se trate de empréstimo em dinheiro, quer em alimento ou qualquer outra coisa sobre a qual é costume cobrar juros. 21 Você poderá emprestar com juros ao estrangeiro. Mas ao seu irmão empreste sem cobrar juros, para que Javé seu Deus abençoe tudo o que você fizer na terra em que você está entrando para dela tomar posse.

Cumprir o que se promete -* 22 Quando você oferecer um voto a Javé seu Deus, não tarde em cumpri-lo, porque Javé seu Deus o reclamará de você, e em você haveria um pecado. 23 Se você não fizer nenhum voto, não estará pecando. 24 Mas terá de cumprir o voto que fez, uma vez que, com sua própria boca, você prometeu espontaneamente um voto a Javé seu Deus.

Todos têm direito aos bens necessários para a sobrevivência -* 25 Quando você entrar na vinha do seu próximo, pode comer à vontade até ficar saciado, mas não carregue nada em seu cesto. 26 E quando entrar na plantação do seu próximo, pode arrancar as espigas com a mão, mas não passe a foice na plantação do seu próximo.




* 23,1: «Estender o pano do manto» sobre a mulher quer dizer casar-se com ela. «Retirar o pano do manto» é um atentado aos direitos do marido.



* 2-9: Durante as grandes festas a lei prevê um regulamento para a participação na assembléia cultual, onde não podiam participar os castrados, certamente pessoas que serviam nos santuários cananeus, e os bastardos, isto é, os filhos de casamentos com estrangeiros. Os povos que podiam participar ou não dessas assembléias, provavelmente eram aqueles que estavam em relações amigáveis ou hostis.



* 10-15: Javé está sempre aliado ao povo na luta contra os inimigos. Por isso, exigem-se algumas normas de higiene que adquirem caráter religioso.



* 16-17: O escravo estrangeiro podia refugiar-se em Israel. Um povo que foi libertado não submete outros à escravidão, mas permite que vivam livres no seu meio como irmãos.



* 18-19: A prostituição sagrada, praticada principalmente pelos cananeus, era um meio mágico de se unir com a divindade.



* 20-21: Num povo de irmãos, o empréstimo é partilha com o irmão necessitado, e não investimento para obter lucro. O estrangeiro aqui indica provavelmente uma pessoa ou grupo hostil, interessado em tirar proveito; nesse caso, as relações com ele serão diferentes.



* 22-24: A pessoa deve estar consciente do compromisso que assume espontaneamente com Deus.



* 25-26: Numa sociedade verdadeiramente fraterna e fundada na partilha, os bens necessários à vida não são propriedade de ninguém, quando está em jogo a sobrevivência. Isso, porém, não confere o direito de prejudicar o próximo.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002