Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

33

Relembrando a caminhada -* 1 Etapas da viagem dos filhos de Israel, quando saíram do Egito por esquadrões, sob a chefia de Moisés e Aarão. 2 Moisés registrou os pontos de partida, etapa por etapa, quando saíram sob as ordens de Javé. E as etapas, na ordem de seus pontos de partida, são as seguintes:

3 No dia quinze do primeiro mês partiram de Ramsés. No dia seguinte ao da Páscoa, os filhos de Israel partiram de mão erguida, diante dos olhos de todos os egípcios, 4 enquanto os egípcios ainda estavam enterrando os primogênitos que Javé tinha feito morrer, para fazer justiça contra os deuses deles.

5 Os filhos de Israel partiram de Ramsés e acamparam em Sucot. 6 Depois partiram de Sucot e acamparam em Etam, que está no limite do deserto. 7 Saíram de Etam e voltaram em direção de Piairot, diante de Baal-Sefon, e acamparam diante de Magdol. 8 Saíram de Piairot e atravessaram o mar, alcançando o deserto. Depois de três dias de marcha pelo deserto de Etam, acamparam em Mara. 9 Partiram de Mara e chegaram a Elim, onde havia doze fontes e setenta palmeiras; e aí acamparam. 10 Partiram de Elim e acamparam junto ao mar Vermelho. 11 Partiram do mar Vermelho e acamparam no deserto de Sin. 12 Partiram do deserto de Sin e acamparam em Dafca. 13 Partiram de Dafca e acamparam em Alus. 14 Partiram de Alus e acamparam em Rafidim; mas aí o povo não encontrou água para beber. 15 Partiram de Rafidim e acamparam no deserto do Sinai. 16 Partiram do deserto do Sinai e acamparam no Cemitério da Avidez. 17 Partiram do Cemitério da Avidez e acamparam em Currais. 18 Partiram de Currais e acamparam em Retma. 19 Partiram de Retma e acamparam em Remon-Farés. 20 Partiram de Remon-Farés e acamparam em Lebna. 21 Partiram de Lebna e acamparam em Orvalho. 22 Partiram de Orvalho e acamparam em Conselho. 23 Partiram de Conselho e acamparam em Monte Claro. 24 Partiram de Monte Claro e acamparam em Tremendeira. 25 Partiram de Tremendeira e acamparam em Reunião. 26 Partiram de Reunião e acamparam em Fundão. 27 Partiram de Fundão e acamparam em Taré. 28 Partiram de Taré e acamparam em Doçura. 29 Partiram de Doçura e acamparam em Hesmona. 30 Partiram de Hesmona e acamparam em Vínculos. 31 Partiram de Vínculos e acamparam em Benê-Jacã. 32 Partiram de Benê-Jacã e acamparam em Cova Rachada. 33 Partiram de Cova Rachada e acamparam em Delícia. 34 Partiram de Delícia e acamparam em Passagem. 35 Partiram de Passagem e acamparam em Asiongaber. 36 Partiram de Asiongaber e acamparam no deserto de Sin, em Cades. 37 Partiram de Cades e acamparam no monte Hor, na fronteira do território de Edom.

38 O sacerdote Aarão subiu ao monte Hor, segundo a ordem de Javé, e aí morreu, no primeiro dia do quinto mês, quarenta anos depois que os filhos de Israel saíram do Egito. 39 Aarão morreu no monte Hor com cento e vinte e três anos.

40 O rei cananeu de Arad, que habitava no Negueb, na terra de Canaã, foi informado de que os filhos de Israel estavam chegando. 41 Estes partiram do monte Hor e acamparam em Sombrio. 42 Partiram de Sombrio e acamparam em Finon. 43 Partiram de Finon e acamparam em Obot. 44 Saíram de Obot e acamparam em Ruínas de Abarim, no território de Moab. 45 Partiram de Ruínas de Abarim e acamparam em Dibon-Gad. 46 Partiram de Dibon-Gad e acamparam em Elmon-Deblataim. 47 Partiram de Elmon-Deblataim e acamparam nos montes Abarim, diante do monte Nebo. 48 Partiram dos montes de Abarim e acamparam na estepe de Moab, junto ao rio Jordão, na altura de Jericó. 49 Na estepe de Moab, acamparam às margens do rio Jordão, desde Bet-Jesimot até o Prado das Acácias.

Repartir a terra com igualdade -* 50 Na estepe de Moab, às margens do rio Jordão, na altura de Jericó, Javé falou a Moisés: 51» Diga aos filhos de Israel: Quando vocês atravessarem o rio Jordão e entrarem na terra de Canaã, 52 expulsem daí todos os governantes dela, destruam seus ídolos e imagens, e arrasem seus lugares altos. 53 Tomem posse da terra e habitem nela, pois eu lhes dei essa terra, para que vocês a possuam. 54 Dividam a terra, por sorteio, entre os clãs de vocês. Dêem como herança uma parte maior para aquele que é mais numeroso, e uma parte menor para aquele que é menos numeroso. A herança de cada um será onde cair o sorteio. Façam a divisão entre as tribos de vocês. 55 Contudo, se vocês não expulsarem os governantes da terra, aqueles que ficarem serão para vocês espinhos nos olhos e ferrões nas costas; eles serão seus inimigos na terra que vocês habitarem. 56 E eu farei com vocês aquilo que pensei fazer com eles».




* 33,1-49: A lista procura conservar na memória do povo de Deus os lugares por onde os hebreus passaram no deserto, antes de alcançar a terra prometida. Relembrar esses lugares significa reavivar as vitórias e derrotas, a coragem e infidelidades, que ativaram ou retardaram a realização do projeto libertador de Javé. Essa recordação ajuda a corrigir os erros passados e incentiva a coragem nessa etapa final da caminhada.



* 50-56: A terra dada por Deus deve ser purificada de qualquer culto idolátrico, que poderia manter uma sociedade baseada na injustiça e desigualdade. O texto salienta que a terra é dom de Deus e deverá ser repartida igualitariamente entre todos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002