Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

48

1 Depois disso, disseram a José: «Seu pai está doente». Então José tomou consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim. 2 Disseram a Jacó: «Aqui está seu filho José que veio visitá-lo». Israel fez um esforço e sentou-se na cama. 3 Então Jacó disse a José: «O Deus Todo-poderoso me apareceu em Luza, na terra de Canaã. Ele me abençoou, 4 e disse: ‘Eu o tornarei fecundo e o multiplicarei, até que chegue a ser uma assembléia de povos. E a seus descendentes eu darei esta terra como posse perpétua’. 5 Agora, os dois filhos que nasceram de você no Egito antes que eu viesse para morar com você, serão meus filhos. Efraim e Manassés serão para mim como Rúben e Simeão. 6 Os que nascerem depois deles pertencerão a você, e receberão a herança em nome de seus irmãos. 7 Quando eu voltava de Padã-Aram, para minha infelicidade sua mãe Raquel morreu em viagem na terra de Canaã, a um bom trecho de Éfrata, e eu a enterrei no caminho de Éfrata, que é Belém».

8 Israel viu os dois filhos de José, e perguntou: «Quem são estes9 José respondeu: «São os filhos que Deus me deu aqui». Jacó disse: «Traga-os aqui perto para que eu os abençoe». 10 Israel estava com a vista fraca pela velhice e quase não enxergava. José fez os filhos se aproximarem, e Israel os beijou e abraçou. 11 E Israel disse a José: «Eu não esperava mais -lo, mas Deus me permitiu ver você e seus descendentes». 12 Então José tirou os filhos do colo do pai e se prostrou com o rosto por terra. 13 José pegou os filhos, Efraim à direita e Manassés à esquerda, aproximou-se de Israel, para que Manassés ficasse à direita e Efraim à esquerda de Israel. 14 Israel, porém, cruzou os braços, estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o mais velho. 15 E os abençoou, dizendo: «Que o Deus, diante do qual caminharam meus pais Abraão e Isaac, que o Deus que foi meu pastor desde o meu nascimento até hoje, 16 que o Anjo que me salvou de todo o mal abençoe estas crianças. Que nelas sobrevivam o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaac. Que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra». 17 José viu que seu pai tinha posto a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e não gostou. Pegou a mão do pai, retirou-a da cabeça de Efraim e a colocou sobre a cabeça de Manassés, 18 explicando: «Não é assim, pai! O primogênito é este; coloque a mão direita sobre a cabeça dele». 19 Mas o pai recusou, dizendo: «Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e crescerá, mas seu filho mais novo será maior do que ele, e sua descendência se tornará uma multidão de nações». 20 Nesse dia, Jacó os abençoou desta maneira: «Israel se servirá de vocês para abençoar, dizendo: ‘Deus torne você como Efraim e Manassés’ «. E Jacó pôs Efraim antes de Manassés.

21 Em seguida, Israel disse a José: «Estou para morrer, mas Deus estará com vocês e os levará de novo para a terra de seus pais. 22 A você, e não a seus irmãos, eu darei Siquém, que eu tomei dos amorreus com minha espada e arco».




Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002