Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

Endereço e saudação -* 1 Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar os escolhidos de Deus à e ao conhecimento daquela verdade que conduz à piedade 2 e se fundamenta sobre a esperança da vida eterna. Deus, que não mente, nos prometeu essa vida antes dos tempos eternos, 3 e no tempo certo a manifestou com sua palavra, através da pregação que foi confiada a mim por ordem de Deus, nosso Salvador. 4 A você, Tito, meu verdadeiro filho na comum, graça e paz da parte de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Organização da comunidade -* 5 Eu o deixei em Creta para que você cuidasse de organizar o que ainda restava para fazer, e para que nomeasse em cada cidade os presbíteros das igrejas, conforme as instruções que lhe deixei: 6 o candidato deve ser irrepreensível, esposo de uma única mulher, e seus filhos devem ter e não ser acusados de maus costumes nem de desobediência. 7 De fato, sendo administrador de Deus, o dirigente deve ser irrepreensível, não arrogante, nem beberrão ou violento, nem ávido de lucro desonesto. 8 Pelo contrário, deve ser hospitaleiro, bondoso, ponderado, justo, piedoso, disciplinado, 9 e de tal modo fiel à verdadeira, conforme o ensinamento transmitido, que seja capaz de aconselhar segundo a doutrina e também de refutar quando a contradizem.

Tudo é puro para os puros -* 10 De fato, muitos rebeldes, faladores e enganadores, principalmente entre os que vieram do judaísmo. 11 É preciso fazer com que eles se calem, pois estão pervertendo famílias inteiras, ensinando o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro. 12 Um dos próprios profetas deles disse: «Os habitantes da ilha de Creta são sempre mentirosos, animais ferozes, comilões preguiçosos13 E o que ele disse é verdade. Por isso, repreenda-os com firmeza, para que sejam sadios na , 14 e não fiquem dando ouvidos a fábulas judaicas ou a mandamentos de homens desviados da verdade. 15 Tudo é puro para os puros; mas nada é puro para os impuros e descrentes, porque a mente e a consciência deles estão corrompidas. 16 Eles dizem que conhecem a Deus, mas negam isso com os próprios atos, pois são cheios de ódio, desobedientes e incapazes de fazer qualquer obra boa.




* 1,1-4: A tarefa do apóstolo é anunciar aos homens o projeto de Deus, que quer conduzi-los à vida eterna.



* 5-9: As primeiras comunidades cristãs permaneciam sob a dependência direta do apóstolo ou de um delegado seu. Este era encarregado de organizar um grupo de pessoas que presidiam ao ensinamento e ao funcionamento da comunidade. Surgiram, então, os presbíteros, os dirigentes (= epíscopos), os presidentes, os pastores. Quanto ao desempenho dos cargos, pouco sabemos: governavam simultaneamente, ou cada um por sua vez, ou cada um como responsável por um determinado grupo. Com o desaparecimento dos apóstolos e dos delegados a situação se desenvolveu: a comunidade é animada por um bispo, que preside o colégio dos sacerdotes e o grupo dos diáconos. A função ministerial na Igreja exige vida digna, em vista do dever fundamental de anunciar a palavra de Deus.



* 10-16: O texto relembra Mc 7,1-23, mostrando que o importante é entregar-se a Deus de coração sincero, e não o ritual de purificação, ou a proibição de alimentos. O autor recorda a fama dos habitantes de Creta, citando uma frase do poeta cretense Epimênides de Cnossos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002