Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

6

1* Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 2 «Honre seu pai e sua mãe» é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: 3 «para que você seja feliz e tenha vida longa sobre a terra

4 Pais, não dêem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor.

5 Escravos, obedeçam aos seus senhores nesta vida, com temor e tremor, com simplicidade de coração, como a Cristo. 6 Não sirvam somente quando vigiados ou para que os homens os elogiem, mas sejam como servos de Cristo, que cumprem de todo o coração a vontade de Deus. 7 Sirvam de bom grado, como se servissem ao Senhor, e não a homens. 8 Vocês sabem que cada um, escravo ou livre, receberá do Senhor o bem que tiver feito.

9 Senhores, tratem seus servos do mesmo modo. Deixem de lado as ameaças: vocês sabem que tanto eles como vocês têm o mesmo Senhor, que está no céu e não faz distinção de pessoas.

A vida cristã é luta -* 10 Ademais, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder. 11 Vistam a armadura de Deus para poderem resistir às manobras do diabo. 12 A nossa luta, de fato, não é contra homens de carne e osso, mas contra os principados e as autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal, que habitam as regiões celestes.

13 Por isso, vistam a armadura de Deus para que, no dia mau, vocês possam resistir e permanecer firmes, superando todas as provas. 14 Estejam, portanto, bem firmes: cingidos com o cinturão da verdade, vestidos com a couraça da justiça, 15 os pés calçados com o zelo para propagar o evangelho da paz; 16 tenham sempre na mão o escudo da , e assim poderão apagar as flechas inflamadas do Maligno. 17 Coloquem o capacete da salvação e peguem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.

18 Rezem incessantemente no Espírito, com orações e súplicas de todo tipo, e façam vigílias, intercedendo, sem cansaço, por todos os cristãos. 19 Rezem também por mim: que a Palavra seja colocada na minha boca, para anunciar ousadamente o mistério do Evangelho, 20 do qual sou embaixador aprisionado. Que eu possa anunciá-lo com ousadia, como é meu dever.

Saudações finais -* 21 Desejo que também vocês fiquem sabendo qual é a minha situação e o que estou fazendo. Tíquico, o irmão querido e fiel ministro no Senhor, dará todas as notícias. 22 Eu o envio, para que vocês fiquem sabendo notícias nossas, e sejam reconfortados.

23 Aos irmãos, a paz, o amor e a , da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

24 A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.

 




* 6,1-9: A vida é uma renovação total das relações, onde o respeito é devido a todos: os pais também devem respeitar os filhos. Quanto ao relacionamento entre senhores e escravos, Paulo não faz uma crítica à estrutura social do seu tempo; porém, salientando que todos são iguais perante Deus, ele anuncia uma transformação radical das relações, sejam quais forem os papéis e os deveres sociais (cf. carta a Filemon e notas correspondentes).



* 10-20: A vida cristã é luta contínua contra o mal, e as armas para o combate são: verdade, justiça, testemunho do Evangelho, fé, Palavra de Deus. Para os antigos, o mal era personificado por demônios e forças invisíveis que dominam os homens (Principados, Autoridades, Poderes, Soberanias). Traduzindo o mítico para o histórico, poderíamos falar de estruturas que geram egoísmo, injustiça, ódio, opressão e morte.



* 21-24: Sobre Tíquico, cf. Introdução e a nota a Cl 4,7-9.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002