Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

Título * 1 Palavra do Javé dirigida a Miquéias de Morasti, no tempo em que Joatão, Acaz e Ezequias eram reis de Judá. Palavra que lhe foi dirigida em visão a respeito de Samaria e Jerusalém.

I. Processo de Deus contra Israel

Os focos da idolatria serão julgados – 2 Escutem, povos todos! Prestem atenção, ó terra e tudo o que a povoa! Do seu Templo santo o Senhor Javé seja testemunha contra vocês. 3 Olhem! Javé sai de seu lugar e desce, andando pelas alturas dos país. 4 Debaixo de seus pés as montanhas desmoronam, e os vales se derretem como cera junto ao fogo, como água que corre morro abaixo.

5 Tudo isso por causa do crime de Jacó, por causa dos pecados da casa de Israel. Qual é o crime de Jacó? Não é Samaria? Quais são os lugares altos de Judá? Não é Jerusalém? 6 Pois eu vou reduzir Samaria a uma ruína no meio do campo, num lugar para plantação de vinhedos; jogarei suas pedras no vale e porei seus alicerces a descoberto. 7 Todos os seus ídolos serão destruídos e suas ofertas serão queimadas. Vou reduzir a suas imagens: dado que foram ajuntadas como paga de prostituição, em paga de prostituição elas vão se transformar.

Lamentação do profeta * 8 É por isso que eu bato no peito e gemo, que ando descalço e nu: uivo como os lobos, gemo como filhotes de ema, 9 pois a ferida de Judá não tem remédio, e chega até as portas do meu povo, até Jerusalém.

10 Em Gat não contém nada; em Aco, não chorem; em Bet-Leafra, rolem no . 11 Toque a trombeta, morador de Safir; o habitante de Saanã não sai da cidade; Bet-Esel perde a base, tiram-lhe os apoios. 12 O habitante de Marot esperava o bem-estar; porque a desgraça desceu de Javé até as portas de Jerusalém. 13 Atrela o cavalo ao carro, morador de Laquis. (Aqui começou o pecado da filha de Sião, porque em você se encontram os crimes de Israel) 14 Por isso, você paga um dote para que Morasti-Gat seja devolvida. Bet-Aczib é uma decepção para os reis de Israel! 15 O conquistador procura novamente por você, habitante de Maresa. A glória de Israel irá até Odolam!

16 Corte e raspe o cabelo, por causa dos filhos que eram a sua alegria; aumente a sua calvície como águia, porque eles foram exilados para longe de você.




* 1,1: A atividade de Miquéias começa depois do ano 740 a.C. No cenário internacional, o império assírio está em grande ascensão, constituindo grave ameaça para o reino de Israel (Samaria) e o reino de Judá (Jerusalém).



* 1,2-3,12: Estamos no fim de um período próspero, devido a grande desenvolvimento econômico, tanto no reino do Norte, como no do Sul. Miquéias entra em cena para denunciar a injustiça, alicerce desse desenvolvimento, que só favorece à elite privilegiada, que mora em Samaria e Jerusalém. Vindo do campo, Miquéias mostra a situação desesperadora que reina em sua região não só por causa da guerra, mas principalmente por causa da exploração aí exercida pelos grandes de Jerusalém.

1,2-7: Usando o gênero literário da teofania (= manifestação de Deus), o profeta anuncia que Javé vai julgar Samaria e Jerusalém, respectivamente capitais de Israel e Judá. Elas se tornaram focos de idolatria, paga com prostituição. Na linguagem profética, prostituição é a infidelidade a Javé em troca de outros absolutos, principalmente o dinheiro e o poder, conseguidos à custa de injustiça e opressão. «Lugares altos» é uma expressão que indica os lugares de culto idolátrico, situados geralmente em alguma elevação e onde também se praticava a prostituição sagrada.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002