Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

37

Ressurreição de um povo -* 1 A mão de Javé pousou sobre mim e o espírito de Javé me levou e me deixou num vale cheio de ossos. 2 E o espírito me fez circular em torno deles, por todos os lados. Notei que havia grande quantidade de ossos espalhados pelo vale e que estavam todos secos. 3 Então Javé me disse: «Criatura humana, será que esses ossos poderão reviver?» Eu respondi: «Meu Senhor Javé, és tu que sabes». 4 Então ele me disse: «Profetize, dizendo: Ossos secos, ouçam a palavra de Javé! 5 Assim diz o Senhor Javé a esses ossos: Vou infundir um espírito, e vocês reviverão. 6 Vou cobrir vocês de nervos, vou fazer com que vocês criem carne e se revistam de pele. Em seguida, infundirei o meu espírito, e vocês reviverão. Então vocês ficarão sabendo que eu sou Javé».

7 Profetizei de acordo com a ordem que havia recebido. Enquanto eu estava profetizando, ouvi um barulho e vi um movimento entre os ossos, que começaram a se aproximar um do outro, cada um com o seu correspondente. 8 Observando bem, vi que apareciam nervos, que iam sendo cobertos de carne e que a pele os recobria; mas não havia espírito neles. 9 Então Javé acrescentou: «Profetize ao espírito, criatura humana, profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: Espírito, venha dos quatro ventos e sopre nestes cadáveres, para que revivam». 10 Profetizei conforme ele havia mandado. O espírito penetrou neles, e reviveram, colocando-se de . Era um exército imenso.

11 Em seguida, Javé me disse: «Criatura humana, esses ossos são toda a casa de Israel. Os israelitas andavam dizendo: ‘Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi. Para nós, tudo acabou’. 12 Pois bem! Profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: Vou abrir seus túmulos, tirar vocês de seus túmulos, povo meu, e vou levá-los para a terra de Israel. 13 Povo meu, vocês ficarão sabendo que eu sou Javé, quando eu abrir seus túmulos, e de seus túmulos eu tirar vocês. 14 Colocarei em vocês o meu espírito, e vocês reviverão. Eu os colocarei em sua própria terra, e vocês ficarão sabendo que eu, Javé, digo e faço - oráculo de Javé».

Povo unido jamais será vencido -* 15 Recebi de Javé a seguinte mensagem: 16 «Criatura humana, pegue uma vara e escreva nela: ‘Judá e os israelitas que estão com ele’. Depois pegue outra vara e escreva nela: ‘José e os israelitas que estão com ele’. 17 Em seguida, junte as duas, de modo que formem uma vara só e fiquem unidas em sua mão. 18 Seus conterrâneos vão perguntar: ‘Você não vai explicar o que significa isso?’ 19 Então você responderá para eles: ‘Assim diz o Senhor Javé: Pegarei a vara de José com as tribos de Israel que estão com ele, e juntarei com a vara de Judá, de modo que fiquem unidas em minha mão e formem uma vara só’. 20 Pegue na mão as varas escritas e, diante deles, 21 diga: Assim diz o Senhor Javé: Tirarei os israelitas do meio das nações para onde foram levados, e os reunirei de todos os povos, e os levarei de volta para a sua terra. 22 Farei deles uma só nação na terra, nos montes de Israel, e um só rei governará sobre todos eles. Não serão mais duas nações, nem dois reinos separados. 23 Não se contaminarão mais com seus ídolos, com suas abominações e com seus crimes. Vou libertá-los das revoltas que os levaram a pecar. Vou purificá-los, e eles serão o meu povo e eu serei o Deus deles. 24 O meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá um só pastor para todos. Eles viverão segundo as minhas normas, observarão os meus estatutos e os colocarão em prática. 25 Eles habitarão na terra que dei ao meu servo Jacó, onde moraram os seus antepassados. Aí, eles vão morar em definitivo, junto com seus filhos e netos, enquanto o meu servo Davi será o chefe deles para sempre. 26 Farei com eles uma aliança de paz, que será uma aliança para sempre. Vou estabelecê-los e multiplicá-los, e colocarei o meu santuário no meio deles para sempre. 27 será a minha moradia. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. 28 Quando eu colocar o meu santuário no meio deles para sempre, as nações ficarão sabendo que eu sou Javé, aquele que consagra Israel».




* 37,1-14: É um dos trechos mais conhecidos de Ezequiel. A palavra profética, tal como a palavra criadora (Gn 1), convoca o espírito para libertar e restaurar a vida do povo de Deus, que tinha sido dominado, destruído e exilado. À primeira vista, tudo parece morto e sem esperança. Essa morte, porém, só acontece de fato quando o povo se deixa alienar, conformando-se com uma visão fatalista, que o torna passivo diante de sua própria história. Contudo, tomando consciência de sua dignidade, o povo começa a se reunir e a se organizar. Ergue-se, então, como grande exército e se põe a lutar para construir nova sociedade e nova história.



* 15-28: A divisão do povo (cf. 1Rs 12) sempre foi criticada, porque o deixava fraco e indefeso diante das grandes potências. Para construir uma história nova, é preciso que os grupos de uma nação sejam capazes de conviver na tensão, sem descambar para a divisão. É nesse conflito permanente que o povo aprende a discernir e a concretizar o projeto de Deus.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002