Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

24*

IV.O FIM DOS TEMPOS

O julgamento de Javé -* 1 Javé vai arrasar a terra e a devastará; lançará confusão em toda a sua superfície e dispersará seus habitantes. 2 O mesmo acontecerá ao povo e ao sacerdote, ao escravo e ao patrão, à escrava e à sua senhora, ao comprador e ao vendedor, ao que empresta e a quem toma emprestado, ao devedor e ao credor. 3 De fato, a terra será devastada e despojada, porque foi Javé quem pronunciou essa sentença. 4 A terra está de luto e perecendo, o mundo se acaba pouco a pouco e morre, os grandes da terra aos poucos se acabam. 5 A terra está profanada debaixo dos pés de seus moradores: eles violaram as leis, mudaram o estatuto e quebraram a aliança eterna. 6 Por isso, a maldição devorou a terra, e os seus moradores recebem o castigo; por isso, a população da terra desapareceu, e poucos são os que restam.

O julgamento da cidade -* 7 O vinho novo se enfraquece e a videira murcha; gemem todos os que estavam de coração alegre. 8 Acabou o som festivo dos tambores, cessou a algazarra das pessoas em festa, parou o som alegre das harpas. 9 não se bebe vinho entre canções, a bebida forte ficou amarga para quem bebe. 10 A Cidade da Desordem está arruinada: as casas estão fechadas, não entra mais ninguém. 11 gritos pelas ruas, porque não vinho; o riso terminou, a alegria foi expulsa da terra. 12 Na cidaderestaram escombros, a porta ficou reduzida a ruínas.

13 No meio da terra e entre os povos sucederá o que acontece quando se sacode a oliveira ou quando se colhe o resto das uvas depois da vindima. 14 Eles erguerão a voz, celebrando a glória de Javé. E gritam do lado do mar: 15 «Glorifiquem, portanto, a Javé; do lado do Oriente, das ilhas do mar, celebrem o nome de Javé, Deus de Israel. 16 Do extremo da terra, ouvimos o cântico: « ‘Glória ao Justo’ «.

O combate final -* Mas eu digo: «Infeliz de mim! Infeliz de mim! Ai de mim!» Os traidores traíram, tramaram traições. 17 Terror, buraco e laço é o que espera você, morador da terra. 18 Quem fugir do grito de terror, acabará caindo no buraco; se for capaz de sair do fundo do buraco, será pego no laço. Pois as comportas do céu se abrirão e a terra tremerá na base. 19 A terra será toda arrasada, a terra será sacudida violentamente, a terra será fortemente abalada. 20 A terra cambaleará como bêbado, balançará como tenda. Sua culpa lhe pesará nas costas, ela cairá e nunca mais se levantará.

21 Nesse dia, Javé julgará no céu o exército do céu; e na terra os reis da terra. 22 Serão todos reunidos e presos na cadeia, ficarão fechados na prisão, e só depois de muito tempo é que serão julgados. 23 A lua ficará vermelha, o sol empalidecerá, pois Javé dos exércitos reina no monte Sião e em Jerusalém, e será glorificado diante dos seus anciãos.




* 24-27: Estes capítulos são comumente chamados de «Grande Apocalipse de Isaías». Foram escritos bem mais tarde e naturalmente não são do profeta. Esse Apocalipse inspirou-se provavelmente numa catástrofe política de alguma nação, entre os séculos V e IV a.C. O texto apresenta o julgamento final do universo e a instauração do Reino de Deus. Trata-se de uma grande confissão de esperança: o povo de Deus confia que irá triunfar, junto com seu aliado divino, sobre todos os poderes hostis ao homem, a Deus e ao projeto de Deus.



* 24,1-6: O projeto de Deus é vida e liberdade para todos. Porém, quando os homens deixam esse projeto (v. 5) para construir a história segundo seus próprios planos, a humanidade se transforma em caos, fabricando escravidão e morte. Deus só é benéfico para os seus aliados.



* 7-16a: O julgamento de Deus não é um fato negativo; seu objetivo é a conversão. Os homens constroem a cidade idolátrica, e Deus a destrói. Os sobreviventes reconhecem o que ele faz, e louvam a sua grandeza.



* 16b-23: O texto é continuação de 24,1-6. Deus julga pessoalmente, renovando todos os julgamentos feitos na história.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002