Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

24

- 19 -

1 Não tenha inveja dos maus, nem deseje viver com eles, 2 porque o coração deles trama violência, e seus lábiosfalam maldades.

- 20 -

3 Com a sabedoria se constrói a casa, e com a prudência ela se firma. 4 Pelo conhecimento, os quartos ficam cheios de bens preciosos e agradáveis.

- 21 -

5 É melhor ser sábio que ser forte, e o conhecimento vale mais que a força. 6 É com estratagemas que se faz a guerra, e a vitória depende do número de conselheiros.

- 22 -

7 Para o tolo a sabedoria é coisa inacessível, e no tribunal ele não abrirá a boca.

- 23 -

8 Quem planeja o mal será chamado de intrigante. 9 O propósito do tolo é o pecado, e o zombador é detestado pelos homens.

- 24 -

10 Se você fraqueja no dia da desgraça, é sinal de que a sua força é bem pequena.

- 25 -

11 Liberte os condenados à morte, e não abandone os que são arrastados ao suplício. 12 Você pode dizer que não tem nada com isso, mas Deus pesa os corações e tomará conhecimento. Aquele que vigia sobre a sua vida sabe de tudo, e pagará a cada um conforme as obras que tiver feito.

- 26 -

13 Meu filho, coma o mel, porque ele faz bem; o favo de mel é gostoso na boca. 14 Saiba que também a sabedoria é assim: se você a encontrar, terá futuro, e sua esperança não fracassará.

- 27 -

15 Não fique cercando a casa do justo, nem lhe destrua a morada, 16 porque o justo pode cair sete vezes, mas se levanta, enquanto os ímpios se afundam na desgraça.

- 28 -

17 Não fique alegre quando o seu inimigo cai, e não festeje quando ele tropeça. 18 Javé poderia ver isso, ficar irritado, e desviar a ira contra você.

- 29 -

19 Não fique irritado por causa dos maus, nem tenha inveja dos injustos, 20 porque o mau não tem futuro, e a lâmpada dos injustos se apagará.

- 30 -

21 Meu filho, tema a Javé e ao rei; e não se revolte contra nenhum dos dois, 22 porque de repente eles se vingarão, e quem sabe com que furor.

IV. OUTRAS PALAVRAS DOS SÁBIOS

23* Também estas são palavras dos Sábios:

Não é bom ser parcial no julgamento. 24 O povo amaldiçoará quem absolver o culpado, e contra ele todos ficarão irritados. 25 Os que fizerem justiça, porém, terão sucesso e serão abençoados.

26 Resposta bem dada é um beijo nos lábios.

27 Organize seus negócios na cidade e prepare tudo no campo, para depois construir a sua casa.

28 Não testemunhe sem motivo contra o seu próximo, e não o engane com os lábios. 29 Nunca diga: «Vou fazer para ele o mesmo que ele me fez. Vou lhe pagar como ele merece

30 Passei pelo campo de um preguiçoso, e pela vinha de um homem sem juízo: 31 estava tudo cheio de urtigas, o terreno coberto de espinhos e o muro em ruínas. 32 Vendo isso, comecei a refletir e aprendi esta lição: 33 Durma um pouco, cochile mais um pouco, depois cruze os braços para descansar ainda um pouco, 34 e a miséria do vagabundo cairá sobre você, e a indigência o atacará como homem armado.




* 24,23-34: É um acréscimo à coleção anterior. Os vv. 28-29 já denotam a tentativa de superar a lei do talião (olho por olho).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002