Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1*

I. RITUAL DOS SACRIFÍCIOS

Os holocaustos -* 1 Javé chamou Moisés, e da tenda da reunião lhe falou: 2 «Diga aos filhos de Israel: Quando alguém de vocês apresentar uma oferta a Javé, ofereça um animal grande ou pequeno.

3 Se for holocausto de animal grande, ofereça um macho sem defeito, e o leve à entrada da tenda da reunião, para que seja aceito por Javé. 4 Coloque a mão sobre a cabeça da vítima, e ela será aceita como expiação. 5 Em seguida, imole o bezerro diante de Javé. Os sacerdotes, filhos de Aarão, oferecerão o sangue e o derramarão por todos os lados do altar que está na entrada da tenda da reunião. 6 Depois, esfole a vítima e a esquarteje. 7 Os sacerdotes, filhos de Aarão, acenderão o fogo sobre o altar e sobre o fogo empilharão a lenha. 8 Depois colocarão os pedaços de carne, com a cabeça e a gordura, em cima da lenha que está sobre o altar. 9 Lavarão as entranhas e as patas. E o sacerdote queimará tudo sobre o altar. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé.

10 Se for holocausto de animal pequeno, cordeiro ou cabrito, ofereça um macho sem defeito; 11 imole-o no lado norte do altar, diante de Javé. Os sacerdotes, filhos de Aarão, derramarão o sangue por todos os lados do altar. 12 O sacerdote o esquartejará, e colocará as partes, junto com a cabeça e a gordura, em cima da lenha que está sobre o altar. 13 Lavarão as entranhas e as patas. E o sacerdote queimará tudo sobre o altar. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé.

14 Se for holocausto de aves, a oferta será de uma rola ou de um pombinho. 15 O sacerdote a levará até o altar e, destroncando-lhe o pescoço, a queimará sobre o altar, depois de deixar seu sangue escorrer sobre a parede do altar. 16 Tirará o papo e as penas, atirando-os para o leste do altar, em cima das cinzas. 17 Dividirá pelo meio a ave, uma asa de cada lado, mas sem separar as partes. Então o sacerdote queimará a ave no altar, em cima da lenha que está sobre o fogo. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé.




* 1-7: Estes capítulos apresentam uma classificação dos sacrifícios e dão normas para as cerimônias com que são realizados. Sacrifício é um ato pelo qual o homem oferece a Deus algo que ele estima muito, tornando-o sagrado. Tal generosidade atinge o máximo significado quando alguém sacrifica a si próprio, em vista de outra pessoa ou de uma causa que poderá beneficiar a outros (cf. Jo 15,13).



* 1,1-17: Holocausto é um sacrifício no qual a vítima é queimada completamente e sobe ao céu em forma de fumaça. Trata-se de um gesto de homenagem, gratidão e súplica a Javé. A imolação é um talho que se faz no pescoço da vítima para retirar-lhe todo o sangue. A expressão «suave odor para Javé» mostra que Deus aceita o sacrifício. O sangue é a vida do animal e, no sacrifício, representa a vida da pessoa que o oferece.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002