Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3

CONFRONTO COM AS AUTORIDADES DE ISRAEL

O nome de Jesus liberta -* 1 Pedro e João iam subindo ao Templo para a oração das três horas da tarde, 2 quando viram trazer um homem, coxo de nascença. Costumavam colocá-lo todos os dias na porta do Templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam no Templo. 3 Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. 4 Pedro e João olharam bem para o homem. E Pedro disse: «Olhe para nós.» 5 O homem olhou os dois com atenção, esperando receber alguma coisa. 6 Então Pedro disse: «Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu lhe dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareu, levante-se e comece a andar7 Depois Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. Na mesma hora, os pés e tornozelos do homem ficaram firmes. 8 Então ele deu um pulo, ficou de e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus.

9 O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10 Reconheceram que era ele quem ficava pedindo esmolas na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido a ele.

Deus age através do nome de Jesus -* 11 O homem curado não deixava mais Pedro e João. E todo o povo assombrado, foi correndo ao chamado «Pórtico de Salomão

12 Ao ver isso, Pedro se dirigiu ao povo: «Israelitas, por que vocês se espantam com o que aconteceu? Por que ficam olhando para nós, como se tivéssemos feito esse homem andar com o nosso próprio poder ou piedade? 13 O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vocês o entregaram e o rejeitaram diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14 Vocês, porém, renegaram o Santo e o Justo, e pediram clemência para um assassino. 15 Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas. 16 Graças à no nome de Jesus, esse Nome acaba de fortalecer este homem que vocês vêem e reconhecem. A em Jesus deu saúde perfeita a esse homem que está na presença de todos vocês.

17 Apesar disso, meus irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, assim como os chefes de vocês. 18 Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado através de todos os profetas: que o seu Messias haveria de sofrer. 19 Portanto, arrependam-se e convertam-se para que os pecados de vocês sejam perdoados. 20 Assim vocês poderão alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Messias que havia destinado para vocês. 21 No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus nos tempos passados pela boca de seus santos profetas. 22 De fato, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre os irmãos de vocês, um profeta como eu. Escutem tudo o que ele disser a vocês. 23 Quem não der ouvidos a esse profeta será eliminado do meio do povo.’ 24 E todos os profetas que falaram desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias.

25 Vocês são filhos dos profetas e dos homens com quem Deus fez a Aliança, quando disse a Abraão: ‘Através da sua descendência, serão abençoadas todas as famílias da terra.’ 26 Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vocês, para os abençoar e para que cada um se converta de suas maldades




* 3,1-10: O episódio, com suas conseqüências, lembra a cura do cego de nascença (cf. Jo 9). Pedro e João personificam a Igreja, através da qual Jesus continua presente e atuante. O aleijado encarna a situação do povo fraco e dependente. A riqueza (ouro e prata) não liberta; ao contrário, produz sempre novas formas de submissão e opressão. Só o nome de Jesus é capaz de libertar o povo, fazendo-o levantar-se e caminhar.



* 11-26: O povo estranha o fato novo que a comunidade cristã realiza em nome de Jesus. O fato se transforma em anúncio fundamental, convidando à conversão. O centro do texto é o nome de Jesus. Quem é Jesus? A releitura do Antigo Testamento leva a comunidade a reconhecer e anunciar Jesus como o Santo, o Justo, o Profeta definitivo e o Servo-Messias, que vai transformar radicalmente a condição humana, realizando o projeto de Deus e restaurando todas as coisas. Doravante, a ação de Deus em favor dos homens se realiza mediante o nome de Jesus.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002