Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

25

Outros filhos de Abraão -* Abraão 1 tomou outra mulher chamada Cetura. 2 Esta gerou para ele Zamrã, Jecsã, Madã, Madia, Jesboc e Sué. 3 Jecsã gerou Sabá e Dadã, e os filhos de Dadã foram os assurim, os latusim e os loomim. 4 Os filhos de Madiã foram: Efa, Ofer, Henoc, Abida e Eldaá. Todos esses são descendentes de Cetura. 5 Abraão deu todos os seus bens a Isaac. 6 Quanto aos filhos de suas concubinas, Abraão lhes deu presentes e, ainda em vida, os mandou para longe do seu filho Isaac, para o leste, a região oriental.

Morte de Abraão -* 7 Abraão viveu cento e setenta e cinco anos. 8 Depois Abraão expirou e morreu numa velhice feliz, idoso, e se reuniu com seus parentes. 9 Isaac e Ismael, seus filhos, o enterraram na gruta de Macpela, no campo de Efron, filho de Seor, o heteu, campo que está diante de Mambré. 10 É o campo que Abraão tinha comprado dos filhos de Het; nele foram enterrados Abraão e sua mulher Sara. 11 Depois da morte de Abraão, Deus abençoou seu filho Isaac. E Isaac morou junto ao poço de Laai-Roí.

Filhos de Ismael -* 12 São estes os descendentes de Ismael, filho de Abraão e Agar, a escrava egípcia de Sara. 13 Nomes dos filhos de Ismael por ordem de nascimento: o primogênito Nabaiot, depois Cedar, Adbeel, Mabsam, 14 Masma, Duma, Massa, 15 Hadad, Tema, Jetur, Nafis e Cedma. 16 São esses os filhos de Ismael e seus nomes por cercados e acampamentos: doze chefes de tribos.

17 Ismael viveu cento e trinta e sete anos. Depois expirou, morreu e se reuniu com seus parentes. 18 Habitou desde Hévila até Sur, que está a leste do Egito, na direção da Assíria. Ele se estabeleceu na frente de todos os seus irmãos.

2. História de Isaac e Jacó

Irmãos em luta -* 19 História de Isaac, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac. 20 Isaac tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu de Padã-Aram, e irmã de Labão, o arameu. 21 Isaac implorou a Javé por sua mulher, porque ela era estéril: Javé o escutou e sua mulher Rebeca ficou grávida. 22 As crianças, porém, lutavam dentro dela. Então ela disse: «Se é assim, para que viverEntão foi consultar Javé. 23 E Javé lhe disse: «Em seu ventre duas nações, dois povos se separam em suas entranhas. Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá ao mais novo».

24 Quando chegou o dia do parto, Rebeca teve gêmeos. 25 O primeiro saiu: era ruivo e peludo como um manto de pêlos, e lhe deram o nome de Esaú. 26 Em seguida, saiu seu irmão, com a mão segurando o calcanhar de Esaú, e lhe deram o nome de Jacó. Isaac tinha sessenta anos quando eles nasceram.

27 Os meninos cresceram. Esaú se tornou hábil caçador, homem rude, enquanto Jacó era homem tranqüilo, morando sob tendas. 28 Isaac apreciava a caça e preferia Esaú, enquanto Rebeca preferia Jacó.

Esaú perde seus direitos -* 29 Certa vez, Jacó estava preparando um cozido, quando Esaú voltou do campo, esgotado. 30 Esaú pediu a Jacó: «Deixe-me comer dessa coisa vermelha, porque estou esgotado». É por isso que ele recebeu o nome de Edom. 31 Jacó respondeu: «Venda-me primeiro o direito de primogenitura». 32 Esaú disse: «Estou quase morrendo... Que me importa o direito de primogenitura33 Jacó retomou: «Primeiro, o juramento». Esaú jurou e vendeu seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Então Jacó lhe deu pão e o cozido de lentilhas. Esaú comeu e bebeu, levantou-se e partiu. E assim Esaú desprezou o direito de primogenitura.




* 25,1-6: Estes versículos formam um apêndice à história de Abraão. O autor bíblico quer mostrar que o patriarca, além de beneficiário da promessa, é também ponto de partida para a formação de outros povos.



* 7-11: A notícia da morte de Abraão encerra a história desse patriarca com novo toque de vida: morrer idoso é sinal de uma vida plena e de cumprimento da bênção de Deus. Jamais querida por Deus, a morte precoce é fruto da ação perversa dos homens.



* 12-18: Antes de iniciar a história dos filhos da promessa (Isaac e Jacó), o autor bíblico fala de Ismael, filho de Agar, que também formou um grande povo: os ismaelitas, dos quais descendem os árabes.



* 19-28: A luta dos filhos no ventre materno mostra a futura inimizade entre dois povos irmãos: os edomitas, descendentes de Esaú, e os israelitas, descendentes de Jacó.



* 29-34: O direito de primogenitura assegurava ao filho mais velho a autoridade patriarcal sobre os outros irmãos, e também a parte maior na herança. O relato destaca a estupidez de Esaú, que troca seus direitos por um prato de lentilhas. Essa atitude faz pensar em muitas pessoas que vendem seus direitos e até mesmo a própria liberdade «a troco de banana».






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002