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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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23

Função dos levitas -* 1 Quando ficou velho e idoso, Davi nomeou seu filho Salomão rei de Israel.2 Reuniu todos os chefes de Israel, os sacerdotes e os levitas. 3 Mandou contar os levitas de trinta anos para cima. Contando só os homens, um por um, deu trinta e oito mil. 4 Vinte e quatro mil deles dirigiam as atividades do Templo de Javé; seis mil eram magistrados e juízes; 5 quatro mil eram porteiros, e quatro mil deles louvavam a Javé com os instrumentos que Davi tinha inventado para essa finalidade.

6 Davi repartiu os levitas em diferentes classes: Gérson, Caat e Merari.

7 Filhos de Gérson: Leedã e Semei. 8 Filhos de Leedã: Jaiel, o mais velho; Zetam e Joel. Três ao todo. 9 Filhos de Semei: Salomit, Hoziel e Arã. Três ao todo. São esses os chefes de famílias de Leedã. 10 Filhos de Semei: Jeet, Ziza, Jeús e Berias. São esses os filhos de Semei: quatro ao todo. 11 Jeet era o mais velho; Ziza, o segundo; depois, Jeús e Berias que, não tendo muitos filhos, foram registrados numafamília.

12 Filhos de Caat: Amram, Isaar, Hebron e Oziel. Quatro ao todo. 13 Os filhos de Amram foram Aarão e Moisés. Aarão foi separado para consagrar as coisas santíssimas. Ele e seus descendentes, para sempre. Sua função é queimar incenso na presença de Javé, servi-lo, e abençoar em seu nome, para sempre. 14 Moisés foi homem de Deus, e seus filhos receberam o nome da tribo de Levi. 15 Filhos de Moisés: Gersam e Eliezer. 16 O filho mais velho de Gersam era Subael. 17 Roobias foi o filho mais velho de Eliezer, que não teve outros filhos. Roobias, porém, teve muitos filhos. 18 O filho mais velho de Isaar era Salomit. 19 Filhos de Hebron: Jerias, o mais velho; Amarias, o segundo; Jaaziel, o terceiro; Jecmaam, o quarto. 20 Filhos de Oziel: Micas, o mais velho, e Jesias, o segundo.

21 Filhos de Merari: Mooli e Musi. Filhos de Mooli: Eleazar e Cis. 22 Eleazar não deixou filhos, masfilhas, que se casaram com seus parentes, os filhos de Cis. 23 Musi teve três filhos: Mooli, Éder e Jerimot.

24 Esses eram os descendentes de Levi, conforme suas famílias, os chefes de famílias, como resultou do recenseamento feito por verificação nominal e individual. Eles tinham como encargo o culto no Templo de Javé, a partir da idade de vinte anos. 25 Isso porque Davi tinha dito: «Javé, Deus de Israel, deu o descanso a seu povo e passou a morar em Jerusalém para sempre. 26 Os levitas, portanto, não terão mais de carregar a Habitação e os objetos destinados ao serviço dela». 27 Por isso, conforme as últimas disposições de Davi, os levitas eram recenseados a partir dos vinte anos. 28 A função deles é estar à disposição dos descendentes de Aarão, para o serviço do Templo de Javé, nos átrios e nas salas, para limpar tudo o que é consagrado e para fazer o serviço do Templo de Deus. 29 Também são encarregados de colocar em ordem os pães, a flor de farinha para a oblação, os pães sem fermento, os assados e cozidos, e todas as medidas de capacidade e comprimento. 30 Devem comparecer de manhã e de tarde para celebrar e louvar a Javé, 31 e também para oferecer todos os holocaustos a Javé nos sábados, luas novas e solenidades, conforme o número fixado pelo regulamento. Esse é o encargo permanente que eles têm diante de Javé. 32 Os levitas guardavam a Tenda da Reunião e o Santuário. Seus irmãos aaronitas vigiavam o serviço do Templo de Javé.




* 23,1-29,30: Segundo o autor do livro, o último ato de Davi foi convocar uma grande assembléia dos chefes de Israel para proclamar Salomão como rei. Nesse contexto, o autor apresenta o regulamento do culto (23-26), seguido pelo regulamento civil (27). Depois, vêm as instruções sobre o Templo (28) e a solene entronização de Salomão (29). Com isso, o autor procura fundamentar e confirmar a instituição religiosa que dava forma à comunidade pós-exílica. Usando e retrabalhando antigas tradições, ele procura fornecer uma organização sólida para um povo que não teve possibilidades de se organizar politicamente devido às dominações estrangeiras.

23,1-32: Antes do exílio na Babilônia, os levitas foram os grandes pregadores que alimentavam a fé no Deus do êxodo e lembravam as conseqüências dessa fé (cf. livro do Deuteronômio). No pós-exílio, eles são reabsorvidos no ambiente do culto como auxiliares dos sacerdotes para questões materiais ligadas ao Templo.






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