Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS

 

I. HISTÓRIA DO POVO: DE ADÃO ATÉ DAVI

1*

Antes do dilúvio - 1 Adão, Set, Enós, 2 Cainã, Malaleel, Jared, 3 Henoc, Matusalém, Lamec, 4 Noé, Sem, Cam e Jafé.

Do dilúvio até Abraão - 5 Descendentes de Jafé: Gomer, Magog, Madai, Javã, Tubal, Mosoc e Tiras.

6 Descendentes de Gomer: Asquenez, Rifat e Togorma. 7 Descendentes de Javã: Elisa, Társis, os Cetim e os Dodanim.

8 Descendentes de Cam: Cuch, Mesraim, Fut e Canaã. 9 Descendentes de Cuch: Seba, Hévila, Sabata, Regma, Sabataca. Descendentes de Regma: Sabá e Dadã. 10 Cuch também foi pai de Nemrod, o primeiro valente da terra. 11 Mesraim foi pai destes povos: Lud, Anam, Laab, Naftu, 12 Patros, Caslu e Cáftor, dos quais se originaram os filisteus. 13 O primeiro filho de Canaã foi Sídon; depois, ele teve Het 14 e, em seguida, os jebuseus, amorreus, gergeseus, 15 heveus, araceus, sineus, 16 arádios, samareus e emateus.

17 Descendentes de Sem: Elam, Assur, Arfaxad, Lud e Aram. Descendentes de Aram: Hus, Hul, Geter e Mes. 18 Arfaxad foi pai de Salé, o qual foi pai de Héber. 19 Héber teve dois filhos. O primeiro recebeu o nome de Faleg, porque foi na sua época que a terra foi dividida; o outro se chamava Jectã. 20 Jectã foi pai de Elmodad, Salef, Asarmot, Jaré, 21 Aduram, Uzal, Decla, 22 Ebal, Abimael, Sabá, 23 Ofir, Hévila e Jobab. Todos esses filhos de Jectã.

De Abraão até os filhos de Israel - 24 Sem, Arfaxad, Salé, 25 Héber, Faleg, Reú, 26 Sarug, Nacor, Taré, 27 Abrão, ou melhor, Abraão.

28 Filhos de Abraão: Isaac e Ismael.

29 Os descendentes desses dois foram: Nabaiot, o primeiro filho de Ismael; depois, vieram Cedar, Adbeel, Mabsam, 30 Masma, Duma, Massa, Hadad, Tema, 31 Jetur, Nafis e Cedma. São os descendentes de Ismael.

32 Filhos que nasceram de Cetura, concubina de Abraão: ela lhe deu Zamrã, Jecsã, Madã, Madiã, Jesboc e Sué. Descendentes de Jecsã: Sabá e Dadã. 33 Descendentes de Madiã: Efa, Ofer, Henoc, Abida e Eldaá. São esses os filhos de Cetura.

34 Depois Abraão teve Isaac. Filhos de Isaac: Esaú e Israel. 35 Descendentes de Esaú: Elifaz, Reuel, Jeús, Jalam e Coré. 36 Descendentes de Elifaz: Temã, Omar, Sefo, Gatam, Cenez, Tamna e Amalec. 37 Descendentes de Reuel: Naat, Zara, Sama e Meza.

38 Descendentes de Seir: Lotã, Sobal, Sebeon, Ana, Dison, Eser e Disã. 39 Descendentes de Lotã: Hori e Emam. Tamna era irmã de Lotã. 40 Descendentes de Sobal: Aliã, Manaat, Ebal, Sefo e Onam. Descendentes de Sebeon: Aía e Ana. 41 Descendente de Ana: Dison. Descendentes de Dison: Hamrã, Esebã, Jetrã e Carã. 42 Descendentes de Eser: Balaã, Zavã e Jacã. Descendentes de Disã: Hus e Arã.

43 Os reis que governaram o país de Edom, antes que passasse para o domínio do rei israelita, foram os seguintes: Bela, filho de Beor. A sua capital era Danaba. 44 Com a morte de Bela, reinou Jobab, filho de Zara, da cidade de Bosra. 45 Ao morrer, Jobab foi substituído por Husam, da região dos temanitas. 46 Quando Husam morreu, reinou Adad, filho de Badad, vencedor dos madianitas nos campos de Moab. Sua capital chamava-se Avit. 47 Com a morte de Adad, Semla de Masreca tornou-se rei no lugar dele. 48 O sucessor de Semla foi Saul, de Reobot Naar. 49 Com a morte de Saul, o governo passou para as mãos de Baalanã, filho de Acobor. 50 Quando Baalanã morreu, o trono passou para Adad, da cidade de Fau, casado com Meetabel, filha de Matred e neta de Mezaab.

51 Quando Adad morreu, apareceram chefes em Edom: Tamna, Alva, Jetet, 52 Oolibama, Ela, Finon, 53 Cenez, Temã, Mabsar, 54 Magdiel e Iram. Esses foram os chefes de Edom.




* 1-10: Os dois livros das Crônicas procuram fazer uma síntese de toda a história de Israel, a fim de justificar e fundamentar o estilo de vida na comunidade judaica, depois do exílio na Babilônia. A primeira parte é reconstituída a partir de listas genealógicas de Adão até Davi. Para o autor, a história é uma sucessão de gerações, que transmitem a tradição.

As listas genealógicas chegam até Davi e os sacerdotes. Davi é o ponto de partida da esperança messiânica. E os sacerdotes são chefes do culto que, fundamentado nas tradições passadas, fornece uma identidade religiosa para a comunidade judaica.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002