Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

8

Memória e influência do profeta -* 1 Eliseu disse à mulher, cujo filho ele havia feito reviver: «Pode partir com sua família e morar onde você puder, no estrangeiro, porque Javé mandou a fome, que está chegando ao país, e vai durar sete anos». 2 A mulher foi e fez o que o homem de Deus tinha mandado: partiu com sua família e morou sete anos no território dos filisteus. 3 Passados sete anos, ela voltou da terra dos filisteus, e foi reclamar junto ao rei sobre sua casa e seu terreno.

4 O rei estava conversando com Giezi, servo do homem de Deus. Ele dizia: «Conte-me todas as grandes coisas que Eliseu fez». 5 Giezi estava contando ao rei a ressurreição do menino morto, quando a mulher, cujo filho Eliseu havia ressuscitado, chegou para reclamar junto ao rei sobre sua casa e seu terreno. Giezi disse: «Senhor meu rei, essa é a mulher e esse é o seu menino, que Eliseu ressuscitou». 6 O rei interrogou a mulher e ela contou o acontecido. Então o rei mandou que um funcionário a acompanhasse. E ordenou: «Seja restituído a essa mulher tudo o que lhe pertence e todos os rendimentos do terreno, desde o dia em que ela deixou o país até hoje».

O profeta sabe discernir -* 7 Eliseu foi a Damasco, quando Ben-Adad, o rei de Aram, estava doente. Informaram o rei: «O homem de Deus está aqui». 8 Então o rei ordenou a Hazael: «Tome um presente, encontrar-se com o homem de Deus e consulte Javé por meio dele, para saber se vou ficar curado desta doença». 9 Hazael foi encontrar-se com Eliseu, levando como presente uma carga de quarenta camelos carregados de tudo o que havia de melhor em Damasco. Chegando à presença de Eliseu, disse: «Seu filho Ben-Adad, rei de Aram, mandou perguntar ao senhor se ele vai ficar bom da doença». 10 Eliseu respondeu: «Diga ao rei que ele poderá ficar bom. No entanto, Javé me mostrou que ele certamente vai morrer». 11 Nesse momento, Eliseu ficou com o rosto imóvel e o olhar fixo. E o homem de Deus começou a chorar. 12 Hazael perguntou: «Por que é que o senhor está chorandoEliseu respondeu: «Porque eu sei o mal que você fará aos israelitas: você vai incendiar as fortalezas, passar a fio de espada os jovens, esmagar as crianças e rasgar o ventre das mulheres grávidas13 Hazael perguntou: «Mas quem é este seu servo? Eu não passo de um cão. Como poderia eu fazer essas coisasEliseu respondeu: «Javé me mostrou numa visão que você será o rei de Aram». 14 Hazael deixou Eliseu e voltou para o seu senhor. Este perguntou: «O que foi que Eliseu disseHazael respondeu: «Ele disse que o senhor poderia ficar curado». 15 No dia seguinte, Hazael pegou uma coberta, a encharcou de água e a colocou sobre o rosto de Ben-Adad, até que ele morreu. E Hazael reinou no lugar dele.

Jorão em Judá: reino em decadência -* 16 Jorão, filho de Josafá, subiu ao trono de Judá no quinto ano do reinado de Jorão, filho de Acab, rei de Israel. 17 Ele tinha trinta e dois anos quando subiu ao trono. E reinou oito anos em Jerusalém. 18 Imitou o comportamento dos reis de Israel, como a família de Acab havia feito. Isso porque ele se casou com uma mulher da família de Acab; e fez o que Javé reprova. 19 Javé, porém, não quis destruir Judá, por causa do seu servo Davi, pois havia prometido a ele deixar sempre uma lâmpada em sua presença.

20 No tempo de Jorão, rei de Judá, Edom conseguiu libertar-se do domínio de Judá e formar um reino independente. 21 Jorão foi a Seira com todos os seus carros. Levantou-se de noite e, embora tivesse derrotado o exército edomita que o cercava e todos os seus comandantes de carros, a tropa de Jorão debandou e fugiu para suas tendas. 22 Desse modo, Edom se tornou independente de Judá até hoje. Também foi nessa época que Lebna se rebelou.

23 O resto da história de Jorão, e do que ele fez, tudo está escrito nos Anais dos Reis de Judá. 24 Jorão morreu e foi enterrado com seus antepassados na Cidade de Davi. E seu filho Ocozias lhe sucedeu no  trono.

Ocozias em Judá: parentesco e aliança -* 25 Ocozias, filho de Jorão, subiu ao trono de Judá no ano doze do reinado de Jorão, rei de Israel, filho de Acab. 26 Começou a reinar com vinte e dois anos. E reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe se chamava Atalia e era filha de Amri, rei de Israel. 27 Ocozias imitou o comportamento da família de Acab e, como esta, fez o que Javé reprova, pois era parente dessa família.

28 Junto com Jorão, filho de Acab, Ocozias foi lutar em Ramot de Galaad contra Hazael, rei de Aram. Mas os arameus feriram Jorão, 29 que voltou para Jezrael, a fim de tratar dos ferimentos que recebera dos arameus em Ramot, ao lutar contra Hazael, rei de Aram. Ocozias, filho de Jorão, rei de Judá, foi a Jezrael para visitar Jorão, filho de Acab, que estava ferido.




* 8,1-6: A história da sunamita foi narrada em 4,8-37. O episódio mostra como as histórias dos profetas eram transmitidas, e como influenciavam nas decisões da justiça.



* 7-15: Mostrando que o rei de Aram vai morrer, mas não dessa doença, Eliseu faz ver que o profeta é capaz de discernir as intrigas de quem anda em busca do poder.



* 16-24: É tempo de decadência em Judá. O fato se torna claro pela independência que os reinos vassalos vão conquistando. A esposa de Jorão é Atalia, e sua história é apresentada em 2Rs 11.



* 25-29: A política de aliança entre os dois reinos continua. O texto funciona como introdução aos capítulos seguintes.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002