Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

SEGUNDO LIVRO DOS REIS

 

1

O profeta de Javé -* 1 Depois da morte de Acab, Moab se revoltou contra Israel. 2 Ocozias caiu da sacada de seu quarto, em Samaria, e ficou ferido. Então mandou mensageiros com o seguinte encargo: «Consultem Baal-Zebub, deus de Acaron, para ver se vou sarar destas feridas». 3 Mas o anjo de Javé disse a Elias, o tesbita: «Levante-se e ao encontro dos mensageiros do rei de Samaria e diga-lhes: ‘Por acaso não existe Deus em Israel, para vocês estarem consultando Baal-Zebub, deus de Acaron? 4 Por isso, assim diz Javé: Você não se levantará da cama em que se deitou. Com certeza você vai morrer’ «. E Elias foi embora. 5 Os mensageiros voltaram, e o rei Ocozias perguntou-lhes: «Por que vocês voltaram6 Eles responderam: «Um homem veio ao nosso encontro e nos mandou voltar ao rei que nos tinha enviado, para dizer a ele: ‘Assim diz Javé: Por acaso não existe Deus em Israel, para que você mande consultar Baal-Zebub, deus de Acaron? Por isso você não se levantará da cama em que está deitado. Com certeza você vai morrer’ «. 7 Ocozias perguntou: «Como era o homem que foi ao encontro de vocês e lhes disse essas coisas8 Eles responderam: «Ele estava vestido com roupa de pêlos e usava um cinto de couro». O rei disse: «É Elias, o tesbita9 Então mandou um oficial com cinqüenta soldados buscar Elias. O oficial subiu à procura de Elias, o encontrou sentado no alto do monte e lhe disse: «Homem de Deus, o rei manda você descer». 10 Elias respondeu: «Se eu sou homem de Deus, que um raio caia e queime você e seus cinqüenta soldados». Então um raio caiu e queimou o oficial e os seus cinqüenta soldados.

11 O rei mandou de novo outro oficial com cinqüenta soldados. O oficial subiu e disse a Elias: «Homem de Deus, o rei mandou você descer imediatamente». 12 Elias respondeu: «Se eu sou homem de Deus, que um raio caia e queime você e seus cinqüenta soldados». Então um raio caiu e queimou o oficial e seus cinqüenta soldados.

13 O rei mandou, pela terceira vez, um oficial com cinqüenta soldados. O oficial subiu, ajoelhou-se diante de Elias e suplicou: «Homem de Deus, que a minha vida e a vida desses cinqüenta soldados, seus servos, tenha algum valor para você. 14 Caiu um raio e queimou dois oficiais, cada um com seus cinqüenta homens. Mas agora, que a minha vida tenha algum valor para você15 O anjo de Javé disse a Elias: «Desça com ele e não tenha medo». Elias se levantou, desceu com o oficial e foi falar com o rei. 16 E lhe disse: «Assim diz Javé: Uma vez que você enviou mensageiros para consultar Baal-Zebub, deus de Acaron, você não se levantará da cama em que está deitado. Com certeza você vai morrer». 17 E o rei Ocozias morreu, conforme a palavra de Javé, anunciada por Elias. E Ocozias não tinha filhos. Por isso, seu irmão Jorão subiu ao trono em seu lugar; e fazia dois anos que Jorão, filho de Josafá, era rei de Judá. 18 O resto da história de Ocozias, e do que ele fez, tudo está escrito nos Anais dos Reis de Israel.




* 1,1-18: Elias não é profeta de corte, a serviço da autoridade, mas porta-voz de Javé. Por isso não obedece às ordens do rei, pois o seu único Senhor é Javé. Baal-Zebub significa «senhor das moscas»; é um nome depreciativo que deu origem à forma Belzebu. Elias não teme essa divindade, que é considerada «chefe dos demônios» no Novo Testamento (cf. Mc 3,20-30).






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002