Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

29

Um grupo perigoso -* 1 Os filisteus concentraram suas tropas em Afec e Israel acampou junto à fonte que existe em Jezrael. 2 Os príncipes dos filisteus desfilavam por batalhões e destacamentos. Davi e seus homens iam na retaguarda com Aquis. 3 Os chefes filisteus perguntaram: «O que estão fazendo aqui esses hebreusAquis respondeu: «É Davi, o servo de Saul, rei de Israel. Ele está comigo faz um ano ou dois, e desde o dia que passou para o meu lado até agora não tenho nada do que reclamar». 4 Os chefes filisteus se opuseram, dizendo: «Mande embora esse homem. Que volte para o lugar que você lhe havia reservado. Que não venha para a guerra conosco, e não se volte contra nós em pleno combate. Veja bem: a melhor forma de ele se reconciliar com seu senhor seria a cabeça de nossos soldados. 5 Será que esse Davi não é o Davi de quem se cantava dançando: ‘Saul matou mil, mas Davi matou dez mil’?»

6 Então Aquis mandou chamar Davi e lhe disse: «Pela vida de Javé! Você é leal, e eu não tenho queixa do seu comportamento no exército; não tenho nada a reprovar em você, desde que entrou no meu território até hoje. Mas você não é bem visto pelos príncipes. 7 Por isso, volte em paz, para não desagradar os príncipes». 8 Davi respondeu a Aquis: «O que foi que eu fiz? Em que ofendi o senhor, desde que me apresentei até hoje? O que me impede de combater contra os meus inimigos ao lado do meu senhor e rei9 Aquis respondeu a Davi: «Eu sei. Eu estimo você, como se fosse um enviado de Deus. Mas os chefes filisteus disseram que não querem você indo à guerra conosco. 10 Portanto, é melhor que você e os seus servos madruguem, e ao raiar do dia sigam para o lugar que lhes indiquei». 11 Davi e seus homens madrugaram e partiram de manhãzinha, voltando para o país dos filisteus. E os filisteus subiram para Jezrael.




* 29,1-11: O apelativo «hebreus» provavelmente se refere a um grupo social chamado hapiru. Inicialmente, era um grupo formado de guerreiros mercenários que servia às cidades-estado e, ao mesmo tempo, estava interessado em desestabilizá-las. Mais tarde, esse apelativo se estendeu a todos os descontentes com o sistema em vigor (cf. 1Sm 22,2). A estratégia de Davi talvez consistisse em abalar o sistema, agindo por dentro dele.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002