Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

12

Não trair o projeto inicial -* 1 Maria e Aarão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuchita que ele havia tomado como esposa. 2 Eles disseram a Moisés: «Será que Javé falou somente a Moisés? Não falou também a nós?» E Javé os ouviu. 3 Moisés era o homem mais humilde entre todos os homens da terra.

4 De repente, Javé disse a Moisés, a Aarão e Maria: «Vão os três para a tenda da reunião». Os três foram 5 e Javé desceu numa coluna de nuvem, colocou-se à entrada da tenda e chamou Aarão e Maria. Eles se aproximaram, 6 e Javé disse: «Ouçam o que eu vou lhes dizer: Quando entre vocês um profeta, eu me apresento a ele em visão e falo com ele em sonhos. 7 Não acontece assim com o meu servo Moisés, que é homem de confiança em toda a minha casa: 8 com ele eu falo face a face, às claras e sem enigmas; e ele a figura de Javé. Por que vocês se atreveram a falar contra o meu servo Moisés9 A ira de Javé se inflamou contra eles, e Javé se retirou. 10 A nuvem se afastou da tenda, e a pele de Maria ficou toda esbranquiçada, como a neve. Ao voltar-se para ela, Aarão viu-a com a pele esbranquiçada.

11 Aarão disse a Moisés: «Por favor, meu senhor! Não peça contas da culpa pelos pecados que tivemos a loucura de cometer e da qual somos culpados. 12 Não deixe que Maria permaneça como um aborto que sai do ventre da mãe com a carne meio carcomida». 13 Moisés suplicou a Javé: «Por favor, concede-lhe a cura14 Então Javé disse a Moisés: «Se o pai dela lhe tivesse cuspido na cara, ela ficaria difamada por sete dias. Pois então, que ela fique isolada por sete dias, fora do acampamento, e só depois seja admitida novamente». 15 Isolaram Maria durante sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu antes que ela voltasse. 16 Depois partiram de Currais e foram acampar no deserto de Farã.




* 12,1-16: Deus revela seu projeto aos profetas, que são homens capazes de ler nos acontecimentos a ação de Deus, e que dirigem o povo para a liberdade e a vida. Moisés foi o profeta por excelência que discerniu e manifestou, pela palavra e ação, esse projeto divino. Por isso, ele se tornou o modelo de toda atividade profética. Nenhum profeta poderá contradizer a proposta de Deus, manifestada através de Moisés, sob pena de retardar a caminhada do povo para a vida.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002