Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

Endereço e saudação -* 1 Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, a Filemon, nosso amigo e colaborador, 2 e também à irmã Ápia, a Arquipo, nosso companheiro de luta, e à igreja que se reúne na casa de Filemon. 3 Que a graça e a paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Agradecimento e pedido -* 4 Dou graças a meu Deus sempre que me lembro de você em minhas orações. 5 De fato, ouço falar do amor e da que você tem para com o Senhor Jesus e em favor de todos os cristãos. 6 Peço a Deus que a participação que você tem na seja eficaz para compreender que todos os bens que temos são para Cristo.

Uma nova relação entre os homens -* 7 Caro irmão: seu amor me tem dado muita alegria e coragem, pois graças a você os cristãos se sentem tranqüilos. 8 Tenho toda a liberdade em Cristo para ordenar o que você deve fazer, 9 mas prefiro pedir por amor. Quem faz este pedido sou eu, o velho Paulo, agora também prisioneiro de Jesus Cristo. 10 Peço-lhe em favor de Onésimo, o filho que eu gerei na prisão. 11 Antes ele era inútil para você, mas agora ele é útil, tanto para você, como para mim. 12 Eu o mando de volta para você; ele é como se fosse meu próprio coração.

13* Gostaria que ele tivesse ficado comigo para me servir substituindo você, enquanto estou preso por causa do Evangelho. 14 Eu, porém, não quis fazer nada sem que você desse o seu consentimento. Não quero que a sua bondade seja forçada, mas espontânea. 15 Talvez Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo, para que você o tenha de volta para sempre. 16 Agora você o terá, não mais como escravo, mas muito mais do que escravo: você o terá como irmão querido; ele é querido para mim, e o será muito mais para você, seja como homem, seja como cristão.

17* Assim, se você me considera como irmão na , receba Onésimo como se fosse eu mesmo. 18 Se ele deu algum prejuízo ou deve a você alguma coisa, ponha isso na minha conta. 19 Eu, Paulo, escrevo com minha própria mão: eu pagarei... É claro que não preciso fazer você se lembrar que também você me deve a sua própria vida. 20 Sim, irmão, deixe que eu abuse de sua bondade no Senhor. Conforte, em Cristo, meu coração.

21* Escrevo na certeza de que você vai me obedecer, e sei que fará mais ainda do que estou pedindo. 22 Peço também que prepare um quarto para mim, porque espero ser devolvido a vocês, graças às orações que estão fazendo.

Saudações finais -* 23 Saudações de Epafras, meu companheiro de prisão em Jesus Cristo, 24 como também de Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores.

25 A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.

 




* 1,1-3: Embora a carta interesse particularmente a Filemon, é dirigida a toda a comunidade que se reúne na casa dele. Poderíamos suspeitar de que Paulo tem intenção de fazer uma catequese para a comunidade, a partir de um caso particular: a atitude do líder da comunidade para com o escravo fugitivo teria sérias conseqüências para o testemunho cristão.



* 4-6: O comportamento em relação aos irmãos demonstra a fé e o amor que se tem por Jesus. Paulo convida Filemon a dar um testemunho prático e eficaz da própria fé: mostrar que tudo o que ele tem, inclusive Onésimo, pertence a Cristo.



* 7-12: Paulo considera Onésimo como filho, porque foi graças a ele que Onésimo se converteu. O nome Onésimo significa «útil».



* 13-16: Pedindo que Filemon trate Onésimo como irmão, Paulo mostra que o Evangelho põe fim às diferenças entre os homens e esvazia completamente o estatuto da escravidão.



* 17-20: Paulo assume inteira responsabilidade, propondo-se a pagar pessoalmente o dano causado pela fuga de Onésimo. Mas lembra também que Filemon foi convertido por Paulo, a quem deve, por isso, a própria vida. Desse modo, o Apóstolo mostra que há valores muito mais importantes do que qualquer dívida material.



* 21-22: Embora Paulo não queira recorrer à própria autoridade (v. 8), ele espera que Filemon seja obediente às suas sugestões, e faça mais do que lhe é pedido. Talvez esteja veladamente sugerindo que Filemon liberte Onésimo.



* 23-25: Sobre as pessoas citadas cf. a nota em Cl 4,10-18.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002