Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

1

I. O VALOR SIMBÓLICO DE UM CASAMENTO

Título -* 1 Palavra de Javé dirigida a Oséias, filho de Beeri, na época de Ozias, Joatão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, enquanto Jeroboão, filho de Joás, era rei de Israel.

O amor não retribuído -* 2 Começo das palavras de Javé por intermédio de Oséias. Javé disse a Oséias: «! Tome uma prostituta e filhos da prostituição, porque o país se prostituiu, afastando-se de Javé». 3 Então Oséias foi e tomou Gomer, filha de Deblaim. Ela ficou grávida e lhe deu um filho. 4 Javé disse a Oséias: «-lhe o nome de Jezrael, pois logo eu pedirei contas à casa de Jeú pelo sangue de Jezrael, e destruirei o reino de Israel. 5 Nesse dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezrael». 6 A mulher ficou grávida de novo e deu à luz uma menina. Javé disse a Oséias: «-lhe o nome de ‘Não-Compadecida’, pois não terei mais compaixão da casa de Israel e não a perdoarei. 7 Eu, porém, me compadecerei da casa de Judá e a salvarei, porque sou Javé, o seu Deus. Não lhes darei a salvação, nem pelo arco, nem pela espada ou guerra, nem pelos cavalos ou cavaleiros». 8 Depois de desmamar a ‘Não-Compadecida’, Gomer ficou grávida de novo e deu à luz outro menino. 9 Javé disse a Oséias: «-lhe o nome de ‘Não-Meu-Povo’, porque vocês não são mais o meu povo, e eu não existo para vocês».




* 1,1: Na época de Oséias (cf. Introdução), há um grande desenvolvimento econômico, seguido de fortes contrastes sociais. As grandes potências da região, como o Egito e a Assíria, passam por um período de decadência e, por isso, os pequenos países vivem uma certa tranqüilidade que não vai durar muito.



* 1,2-3,5: Por causa de sua dolorosa história conjugal, Oséias se torna uma parábola viva das relações entre Javé e seu povo. Ao amor fiel, Israel responde com a infidelidade, procurando outros absolutos («prostituição»). Javé, porém, não abandonará seu povo; um dia, este cairá em si e voltará ao seu Deus.

1,2-9: O amor de Oséias por uma mulher infiel se torna sinal de Deus para anunciar a infidelidade do povo. Uma dolorosa realidade pessoal se transforma em poderoso símbolo da relação entre Deus e seu povo escolhido. O nome simbólico dos filhos de Oséias reflete, nesse momento da história, os sentimentos de Deus para com Israel: Jezrael é o vale onde Jeú derrotara a dinastia anterior; mas esse rei, apesar do sangue derramado, não mudou em nada a situação do país; a filha «Não-Compadecida» expressa a atitude de Deus desprezado, o qual não terá compaixão por aqueles que o abandonaram; o filho «Não-Meu-Povo» mostra que está rompida a Aliança entre Deus e seu povo escolhido.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002