Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

9

O convite da Sabedoria -* 1 A Sabedoria construiu a sua casa, talhando suas sete colunas. 2 Abateu seus animais, preparou o vinho e pôs a mesa. 3 Enviou suas criadas para anunciar nos pontos mais altos da cidade: 4 «Os ingênuos venham até aqui. Quero falar aos que não têm juízo. 5 Venham comer do meu pão e beber do vinho que eu preparei. 6 Deixem de ser ingênuos, e vocês viverão; sigam o caminho da inteligência».

Não desperdiçar a sabedoria -* 7 Quem corrige o zombador, atrai o seu desprezo; e quem repreende o injusto, atrai o insulto. 8 Não repreenda o zombador, porque ele odiará você. Repreenda o sábio, pois ele lhe agradecerá. 9 um conselho ao sábio, e ele se tornará mais sábio ainda. instrução ao justo, e ele aprenderá ainda mais.

10 O princípio da sabedoria é o temor de Javé, e conhecer o Santo é inteligência. 11 Por meio de mim, você prolongará os seus dias, e terá mais anos de vida. 12 Se você for sensato, a vantagem será sua; se for zombador, o azar será seu.

Convite da Insensatez -* 13 A senhora Insensatez é irrequieta, é uma ingênua que não conhece nada. 14 Ela fica sentada na porta da casa, num banco de onde domina a cidade. 15 Daí, ela chama os que passam e que vão seguindo pelo caminho reto: 16 «Os ingênuos venham aqui. Quero falar aos que não têm juízo. 17 A água roubada é mais doce, e o pão comido às escondidas é mais gostoso». 18 Eles não sabem que na casa dela estão os mortos, e que os seus convidados vão para o reino dos mortos.




* 9,1-6: A experiência concreta da vida e da história é um livro aberto, convidando o povo a compreender sua própria história. Desse modo, ele poderá deixar a ingenuidade e adquirir espírito crítico para construir seu próprio caminho. Assimilar tal sabedoria é como participar de um banquete, que restaura as forças e estimula a caminhada.



* 7-12: Só quem permanece aberto para aprender é capaz de assimilar a sabedoria e encontrar o caminho da realização. A pessoa tem a vida nas mãos: depois de compreender, ela está completamente livre para escolher o seu caminho. A vantagem ou desvantagem correm por sua própria conta. E muito cuidado: não se deve atirar pérolas aos porcos (Mt 7,6).



* 13-18: A insensatez também faz o seu convite, que é uma verdadeira caricatura daquilo que a sabedoria oferece. É um convite aos ingênuos e aos sem-juízo, evidentemente para deixá-los mais ainda sem espírito crítico. Enquanto a sabedoria leva à vida, a insensatez paralisa o povo e o conserva alienado.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002