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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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SALMO 83 (82) *

Ó Deus, não te cales!

1         Salmo. Cântico. De Asaf.

2*       Ó Deus, não te cales, não fiques mudo e imóvel, ó Deus!

3         Eis que os teus inimigos se agitam, os que te odeiam levantam a cabeça.

4         Eles tramam um plano contra o teu povo, conspiram contra os teus protegidos:

5         «Venham, vamos removê-los do meio das nações, e o nome de Israel nunca mais será lembrado

6         Todos em acordo conspiram e fazem aliança contra ti:

7         os beduínos edomitas e os ismaelitas, moabitas e agarenos,

8         Gebal, Amon e Amalec, os filisteus com os habitantes de Tiro;

9         também os assírios a eles se aliaram, dando reforço aos filhos de .

10*     Faze com eles como fizeste com Madiã e Sísara, e com Jabin na torrente Quison.

11        Foram aniquilados em Endor, tornaram-se esterco para a terra.

12        Trata seus príncipes como a Oreb e Zeb, como a Zebá e Sálmana, todos os seus chefes.

13        Esses diziam: «Tomemos posse dos territórios de Deus

14*     Meu Deus, trata-os como folhas que voam, como a palha diante do vento;

15        como o fogo devorando uma floresta, e a chama abrasando as montanhas.

16        Persegue-os com a tua tempestade, aterroriza-os com o teu furacão.

17        Cobre de infâmia a face deles, para que busquem o teu nome, ó Javé!

18        Fiquem envergonhados e perturbados para sempre, sejam confundidos e arruinados.

19        Saberão assim que só tu tens o nome de Javé, o Altíssimo sobre toda a terra!




* Sl 83: Oração coletiva de súplica, diante da ameaça militar de povos vizinhos.



* 2-9: Súplica veemente, motivando Deus a agir frente ao perigo de nações inimigas que ameaçam o seu povo. São inimigas do próprio Deus, pois é plano delas aniquilar o projeto dele, do qual Israel é guardião e portador.



* 10-13: Recorda-se o tempo difícil das lutas contra as cidades-estado cananéias, relatadas no livro dos Juízes. A terra de Israel é herança de Deus para seu povo.



* 14-19: A súplica não pede a destruição pura e simples do opressor, mas visa à libertação e a uma chance para que os opressores reconheçam que Deus é o Senhor da história.






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