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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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SALMO 7 *

Javé, o justo juiz

1         Lamentação. De Davi. Ele a cantou para Javé, a propósito de Cuch, o benjaminita.

2*       Javé, meu Deus, eu me abrigo em ti! Salva-me dos meus perseguidores todos! Liberta-me!

3         Que não me apanhem, como um leão, e me estraçalhem, e ninguém me liberte!

4*       Javé, meu Deus, se eu fiz alguma coisa... se cometi alguma injustiça,

5         se paguei com o mal a quem me fez o bem, se poupei sem razão a quem me oprimiu,

6         que o inimigo me persiga e alcance! Que me pisoteie vivo por terra e aperte o meu ventre contra a poeira!

7*       Levanta-te, Javé, com tua ira! Ergue-te contra o abuso dos meus opressores!

Acorda, meu Deus! Decreta um julgamento!

8         Que a assembléia dos povos te cerque; assenta-te sobre ela, no mais alto.

9*       - Javé é o juiz dos povos. -

Julga-me, Javé, conforme a minha justiça, e segundo a minha inocência.

10        Põe fim à maldade dos injustos e apóia o justo,

pois tu sondas corações e rins, ó Deus justo!

11*     Quem me protege é Deus, que salva os corações retos.

12        Deus é um justo juiz. Deus ameaça a cada dia.

13        Se não se convertem, ele afia a espada, estica o arco e aponta;

14        prepara suas armas que matam, aponta suas flechas de fogo.

15*     Vejam: o injusto concebeu a injustiça, está prenhe de ganância e à luz a mentira.

16        Ele cava e aprofunda um buraco, e acaba caindo na cova que fez!

17        Sua ganância se volta contra ele, sua violência lhe recai na cabeça!

18*     Eu agradeço a Javé por sua justiça, e canto ao nome de Javé Altíssimo.




* Sl 7: Súplica de uma pessoa injustamente acusada e perseguida. Não tendo a quem recorrer, ela se refugia no Templo, buscando justiça junto ao supremo tribunal, onde a sentença é dada pelo próprio Deus.



* 2-3: O justo é perseguido porque atrapalha os que produzem e mantêm uma estrutura injusta de sociedade, na qual o povo é explorado e oprimido.



* 4-6: Juramento de inocência, apresentado segundo a lei do talião (bem por bem, mal por mal).



* 7-8: O perseguido convoca Deus a fazer justiça. E Deus parece dormir. Na realidade, ele espera ser invocado.



* 9-10: Justiça significa libertar o oprimido e também dar fim ao sistema opressor montado pelos injustos. O coração e os rins são a intimidade mais profunda do homem: só Deus a conhece, e só ele pode fazer plena justiça.



* 11-14: Deus não é neutro: ele toma o partido dos oprimidos, ameaçando os que não se convertem ao projeto dele.



* 15-17: O sistema social injusto não se sustenta, porque se baseia na mentira e na violência, que geram sua própria destruição. A resistência do justo é uma permanente acusação que ameaça o sistema opressor.



* 18: Confiante de que Deus fará justiça, o perseguido termina agradecendo.






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