Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

28

O MISTÉRIO INSONDÁVEL DA SABEDORIA

O limite da tecnologia -* 1 A prata tem suas minas, e o ouro tem o lugar onde é refinado. 2 O ferro é extraído da terra, e ao fundir-se a pedra, dela sai o bronze. 3 O homem põe limite às trevas, e explora até o extremo limite as grutas mais sombrias. 4 Perfura poços em lugares inacessíveis, sem apoio para os pés, balançando suspenso longe dos homens. 5 A terra que o pão, por baixo é devorada pelo fogo; 6 suas pedras são jazidas de safiras, e seus torrões contêm pepitas de ouro.

7 O abutre não conhece esse caminho, e o olho do falcão não consegue enxergá-lo; 8 as feras não o trilham, nem o leão o atravessa. 9 O homem estende a mão contra a rocha, e revira as montanhas pela raiz; 10 abre galerias na pedra, atento a tudo o que é precioso; 11 explora as nascentes dos rios, e traz à luz o que está escondido.

12 A sabedoria, porém, de onde é tirada? Onde está a jazida da inteligência? 13 O homem não conhece o caminho para ela, pois ela não se encontra na terra dos vivos.

Como comprar a sabedoria? -* 14 O abismo diz: «Ela não está em mim». E o mar responde: «Ela não está comigo». 15 Ela não pode ser comprada com o ouro mais fino, nem adquirida a peso de prata; 16 não pode ser paga com ouro de Ofir, nem com ônix precioso ou safira. 17 O ouro e o cristal não se igualam a ela, que não pode ser paga com vasos de ouro fino. 18 Os corais e as pérolas, então, nem se fala; é melhor pescar a sabedoria do que as pérolas. 19 O topázio de Cuch não se iguala a ela, nem pode ser comprada com o ouro mais puro.

20 De onde vem a sabedoria? Onde está a jazida da inteligência? 21 Ela está oculta aos olhos dos seres vivos, e escondida para as aves do céu. 22 O abismo e a morte confessam: «Sua fama chegou aos nossos ouvidos».

Somente Deus tem acesso à sabedoria -* 23 Deus conhece o caminho para a sabedoria, somente ele sabe onde ela se encontra, 24 pois ele contempla os confins do universo e tudo o que existe debaixo do céu. 25 Quando fixou um peso para o vento e definiu a medida das águas, 26 quando deu uma lei para a chuva e uma rota para o relâmpago e o trovão, 27 então ele a observou e avaliou, e sondou e estabeleceu. 28 E disse ao homem: «A sabedoria consiste em temer ao Senhor, e a inteligência está em afastar-se do mal».




* 28,1-28: Jó tinha afirmado que iria explicar o poder e os projetos de Deus (27,11). Diante de tal pretensão, um redator mais tarde inseriu aqui este poema sobre o mistério insondável da sabedoria divina: é impossível conhecer o pensamento íntimo de Deus a respeito de sua criação e intervenções na história. A composição lembra Provérbios 8,22-31; Eclesiástico 24; Baruc 3,9-4,21, e antecipa o tema da manifestação de Deus em 38,1-41,26.

1-13: O homem é qualitativamente superior aos animais e, com sua tecnologia, sabe buscar e extrair elementos preciosos. Através do refinamento, consegue os metais e, através do burilamento, as pedras preciosas. Contudo, a tecnologia humana é falha na busca da sabedoria e da inteligência. Só estas são capazes de detectar o segredo da ação de Deus na vida e na história. Como chegar até esse segredo?



* 14-22: O homem vive na terra e tem acesso ao mar e ao ar. Mas a sabedoria não se encontra em nenhum desses lugares. Resta o abismo ou morada dos mortos. Mas ela também não se encontra aí. Em resumo: a sabedoria não provém do mundo dos homens. Ainda fica um problema: mesmo se o homem a encontrasse, não teria com que adquiri-la.



* 23-28: Somente Deus tem acesso à sabedoria que, no fundo, é o seu próprio projeto. O que resta ao homem fazer? Primeiro, afastar-se do mal, isto é, não absolutizar projetos humanos. Depois, reconhecer que Deus é o único absoluto (temer ao Senhor) e abrir-se, esperando que ele revele pouco a pouco o seu projeto sobre a vida e a história.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002