Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

11

1 De volta a Jerusalém, Roboão reuniu a casa de Judá e de Benjamim. Eram cento e oitenta mil guerreiros para lutar contra Israel e reconquistar o reino para Roboão. 2 Então a palavra de Javé foi dirigida a Semeías, homem de Deus: 3 «Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel que está em Judá e Benjamim: 4 Assim diz Javé: Não subam para lutar contra seus irmãos. Volte cada um para sua casa, porque tudo o que aconteceu foi por minha decisão’ «. Eles obedeceram à palavra de Javé, regressaram e desistiram de combater contra Jeroboão.

Defendendo o que restou -* 5 Roboão ficou morando em Jerusalém e começou a construir cidades fortificadas em Judá. 6 Restaurou Belém, Etam, Técua, 7 Betsur, Soco, Odolam, 8 Gat, Maresa, Zif, 9 Aduram, Laquis, Azeca, 10 Saraá, Aialon e Hebron. Eram cidades fortificadas em Judá e Benjamim. 11 Reforçou a defesa das cidades e colocou um comandante em cada uma, assim como depósitos de alimentos, azeite e vinho. 12 Todas as cidades tinham escudos e lanças; estavam perfeitamente armadas. E Roboão reinou sobre Judá e Benjamim.

Jerusalém é o lugar do culto a Javé -* 13 Os sacerdotes e levitas que se achavam em todo o Israel deixavam seu território para unir-se a Roboão. 14 Os levitas abandonaram suas terras e propriedades e foram morar em Judá e Jerusalém, pois Jeroboão e seus filhos haviam proibido a eles de exercer o sacerdócio de Javé. 15 Ele próprio nomeava sacerdotes para os lugares altos e para o culto dos sátiros e dos bezerros que ele fabricou. 16 Em conseqüência disso, pessoas de todas as tribos de Israel que tinham vontade de procurar a Javé, o Deus de Israel, iam até Jerusalém para oferecer sacrifícios a Javé, Deus dos seus antepassados. 17 Essas pessoas reforçaram o reino de Judá e confirmaram Roboão, filho de Salomão. Isso durou três anos, tempo em que ele foi fiel ao caminho de Davi e Salomão.

Esperteza política -* 18 Roboão casou-se com Maalat, filha de Jerimot, o qual era filho de Davi com Abigail, filha de Eliab, que era filho de Jessé. 19 Maalat deu a Roboão os seguintes filhos: Jeús, Somorias e Zoom. 20 Depois ele se casou com Maaca, filha de Absalão, a qual lhe gerou Abias, Etai, Ziza e Solomit. 21 Roboão gostava de Maaca, filha de Absalão, mais que de todas as outras suas mulheres e concubinas. Ele teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas. 22 Como chefe de todos eles, Roboão colocou Abias, filho de Maaca. Ele devia comandar seus irmãos porque estava destinado a ser rei. 23 Roboão foi esperto e distribuiu seus filhos por todas as regiões de Judá e Benjamim, especialmente nas cidades fortificadas, forneceu-lhes bastante alimento e arranjou esposas para eles.




* 11,5-12: Tendo que se contentar com território limitado, Roboão procura reforçar as cidades principais, tornando-as verdadeiras fortalezas.



* 13-17: Jeroboão se esforçou para dar às tribos do Norte feição político-religiosa própria (cf. nota em 1Rs 12,25-33). O autor de Crônicas, porém, situado em tempo e situações diferentes, procura mostrar Jerusalém como lugar do verdadeiro culto a Javé. É para ela que todos devem dirigir-se.



* 18-23: A esperteza política de Roboão se verifica no fato de ele distribuir seus filhos por todas as regiões do reino, principalmente nas cidades fortificadas. De um lado, isso evitava competições entre os filhos; de outro, assegurava-lhe o controle de todo o território.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002