Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
27
IV. BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES: VIDA OU MORTE
As pedras do compromisso -* 1 Moisés e os anciãos de Israel ordenaram ao povo: «Observem todos os mandamentos que hoje lhes ordeno. 2 No dia em que vocês atravessarem o rio Jordão para entrar na terra que Javé seu Deus dará a você, levante grandes pedras e as cubra de cal. 3 Sobre elas você deverá escrever todas as palavras desta Lei, quando você atravessar para entrar na terra que Javé seu Deus lhe dará, uma terra onde corre leite e mel, conforme lhe prometeu Javé, Deus de seus antepassados.
4 Depois de atravessar o Jordão, conforme hoje lhes ordeno, vocês levantarão sobre o monte Ebal essas pedras e as cobrirão de cal. 5 Aí você construirá um altar para Javé seu Deus, um altar com pedras não trabalhadas com ferro. 6 Construa o altar de Javé seu Deus com pedras brutas, e ofereça sobre ele holocaustos a Javé seu Deus. 7 Ofereça aí sacrifícios de comunhão e coma, festejando diante de Javé seu Deus. 8 Escreva sobre essas pedras todas as palavras desta Lei, gravando-as bem».
9 Em seguida, Moisés e os sacerdotes levitas falaram a todo o Israel: «Fique em silêncio e escute, Israel: Hoje você se tornou o povo de Javé seu Deus. 10 Obedeça, portanto, a Javé seu Deus e coloque em prática os mandamentos e estatutos que hoje lhe ordeno».
Obrigações de consciência -* 11 Nesse dia, Moisés ordenou ao povo: 12 «Quando vocês atravessarem o Jordão, as tribos de Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim se colocarão sobre o monte Garizim, para pronunciar a bênção sobre o povo. 13 As tribos de Rúben, Gad, Aser, Zabulon, Dã e Neftali se colocarão sobre o monte Ebal, para pronunciar a maldição. 14 Os levitas entoarão em alta voz, dizendo a todos os homens de Israel:
15 ‘Maldito seja quem faz um ídolo esculpido ou derretido, abominação para Javé, obra de artesão, e o guarda em lugar escondido’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
16 ‘Maldito seja quem despreza seu pai e sua mãe’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
17 ‘Maldito seja quem desloca a cerca do seu vizinho’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
18 ‘Maldito seja quem extravia um cego no caminho’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
19 ‘Maldito seja quem distorce o direito do imigrante, do órfão e da viúva’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
20 ‘Maldito seja quem se deita com a mulher do seu pai, pois retira dela o pano do manto do seu pai’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
21 ‘Maldito seja quem se deita com um animal’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
22 ‘Maldito seja quem se deita com sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
23 ‘Maldito seja quem se deita com sua sogra’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
24 ‘Maldito seja quem mata seu próximo às escondidas’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
25 ‘Maldito seja quem se deixa subornar para matar um inocente’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.
26 ‘Maldito seja quem não mantém as ordens desta Lei, não as colocando em prática’. E todo o povo responderá: ‘Amém’.