Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

8

2. As carnes sacrificadas aos ídolos?

Só o amor sabe discernir -* 1 Quanto às carnes sacrificadas a ídolos, «sabemos que todos nós temos conhecimentoMas o conhecimento envaidece; é o amor que constrói. 2 Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento. 3 Ao contrário, se alguém ama a Deus, é conhecido por Deus. 4 Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas a ídolos, «sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e não existe outro deus a não ser o Deus único». 5 É verdade que existem aqueles que são chamados deuses, tanto no céu como na terra, e neste sentido muitos deuses e muitos senhores. 6 Contudo para nós existe um só Deus: o Pai. Dele tudo procede, e para ele é que existimos. E um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por meio do qual também nós existimos.

7 Mas nem todos têm esse conhecimento. Alguns, até pouco acostumados ao culto dos ídolos, comem a carne dos sacrifícios como se fosse realmente oferecida aos ídolos. E a consciência deles, que é fraca, fica manchada. 8 Não são os alimentos que nos aproximam de Deus: se deixamos de comer, nada perdemos; e se comemos, nada lucramos. 9 Cuidem, porém, que a liberdade de vocês não se torne ocasião de queda para os fracos. 10 Você tem consciência esclarecida: mas alguém o sentado à mesa num templo de ídolo; será que esse alguém, tendo consciência fraca, não se verá arrastado a comer carne sacrificada aos ídolos? 11 Desse modo, por causa do conhecimento que vocês têm, perecerá o fraco, esse irmão pelo qual Cristo morreu. 12 Se vocês pecam assim contra os próprios irmãos e ferem a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que vocês estão pecando. 13 Ora, se um alimento for motivo de queda para meu irmão, para sempre eu deixarei de comer carne, a fim de não causar a queda do meu irmão.




* 8,1-13: As carnes sacrificadas a ídolos eram carnes de animais oferecidas nos templos pagãos. Uma parte, não utilizada nos banquetes sagrados, era vendida no mercado (10,25) ou consumida nas dependências do templo pagão (8,10). Pode-se comer dessas carnes? Os cristãos mais esclarecidos dizem que sim; os mais escrupulosos dizem que é idolatria. Paulo se dirige aos «esclarecidos» e afirma que eles são sábios somente pela metade. De fato, há um só Deus vivo, e os ídolos não são nada. Por isso, pode-se comer das carnes sacrificadas; entretanto, os «esclarecidos» esquecem o princípio supremo da sabedoria: o amor.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002