Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

36

Grito do povo oprimido -* 1 Tem compaixão e olha por nós, Senhor Deus do universo. Infunde o teu temor em todas as nações. 2 Levanta a tua mão contra as nações estrangeiras, para que elas vejam o teu poder. 3 Castigando-nos, tu mostraste às nações a tua santidade. Agora, mostra-nos a tua grandeza, castigando as nações. 4 Desse modo elas reconhecerão, como também nós reconhecemos, que não existe um Deus além de ti, Senhor. 5 Renova os sinais e realiza outros prodígios. Glorifica a tua mão e o teu braço direito. 6 Desperta o teu furor e derrama a tua ira, para destruir o adversário e abater o inimigo. 7 Apressa o tempo e lembra-te do juramento, e assim teus grandes feitos serão proclamados. 8 Que o sobrevivente seja devorado pela ira do fogo, e os que maltratam o teu povo encontrem a ruína. 9 Esmaga a cabeça dos chefes inimigos, que dizem: «Não ninguém como nós!» 10 Reúne todas as tribos de Jacó e -lhes a herança, como no princípio.

11 Senhor, tem piedade do povo que é chamado com o teu nome. Tem piedade de Israel, que trataste como primogênito. 12 Tem compaixão de Jerusalém, tua cidade santa, e lugar do teu repouso. 13 Enche Sião com o relato das tuas maravilhas, e o teu povo com a tua glória. 14 testemunho diante das tuas criaturas, que existem desde o princípio, e cumpre as profecias feitas em teu nome. 15 Recompensa aqueles que esperam em ti, e que os teus profetas sejam dignos de crédito.

16 Senhor, ouve a oração dos teus servos, segundo a bênção de Aarão sobre o teu povo. 17 E todos os que habitam a terra reconheçam que tu és o Senhor, o Deus dos séculos.

Como discernir -* 18 O estômago consome todo tipo de alimento, mas um alimento é melhor do que outro. 19 O paladar distingue o gosto da caça, e a mente sábia discerne as palavras mentirosas. 20 Coração perverso causa tristeza, mas o homem experiente o acalma.

O valor da mulher -* 21 A mulher aceita qualquer marido, mas as mulheres não são todas iguais. 22 A beleza da mulher alegra o rosto e supera todos os desejos do homem. 23 Se nos lábios dela existe bondade e doçura, o seu marido é o mais feliz dos homens. 24 Quem adquire esposa tem o começo da fortuna, pois ela é auxiliar semelhante a ele e coluna de apoio. 25 Onde não cerca, a propriedade é saqueada, e onde não mulher, o homem vagueia gemendo. 26 Quem confia em ladrão esperto que corre de cidade em cidade? 27 Assim é o homem que não tem ninho e se deita onde a noite o surpreende.




* 36,1-17: Escrita vinte anos antes da grande perseguição promovida por Antíoco IV contra os judeus, esta oração é um testemunho de que a nação vive em dificuldades, após séculos de dominação estrangeira. O grande anseio é o restabelecimento de uma sociedade justa e fraterna, existente no princípio da vida do povo (v. 10), e sempre relembrada pelos profetas (vv. 14-15).



* 18-20: A mente sábia é capaz de discernir entre a verdade e a mentira.



* 21-27: Mesmo tributário do regime patriarcal, o autor sabe reconhecer a importância que a mulher tem para o homem. Sem ela, o homem não cria raízes.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002