Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

15

1 Assim age quem teme ao Senhor, e quem é fiel à Lei alcançará a sabedoria. 2 A lei irá ao seu encontro como mãe, e o acolherá como jovem esposa. 3 Ela o alimentará com o pão da inteligência e o saciará com a água da sabedoria. 4 Ele se apoiará nela, e não vacilará. Nela confiará, e não será confundido. 5 Ela o elevará acima de seus companheiros e o fará falar no meio da assembléia. 6 Ele ficará contente, terá uma coroa de alegria e alcançará fama duradoura.

7 Os insensatos nunca alcançarão a sabedoria, e os pecadores jamais a contemplarão. 8 Ela está longe do orgulhoso, e os mentirosos nem a percebem. 9 O louvor destoa na boca dos pecadores, porque não lhes foi concedido pelo Senhor. 10 Porque, de fato, é na sabedoria que se exprime o louvor, e é o Senhor quem o inspira.

Deus criou o homem para a liberdade -* 11 Não diga: «Eu me afastei por culpa do Senhor». Porque Deus não faz aquilo que ele próprio detesta. 12 Não diga: «Foi ele quem me fez desviar». Porque Deus não tem necessidade do pecador. 13 O Senhor detesta qualquer tipo de abominação, e nenhuma delas é desejada por quem teme ao Senhor. 14 Desde o princípio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suas próprias decisões. 15 Se você quiser, observará os mandamentos, e sua fidelidade vai depender da boa vontade que você mesmo tiver. 16 Ele pôs você diante do fogo e da água, e você poderá estender a mão para aquilo que quiser.

17 A vida e a morte estão diante dos homens, e a cada um será dado o que cada um escolher. 18 De fato, a sabedoria do Senhor é grande, pois ele é Todo-poderoso e tudo . 19 Seus olhos estão sobre aqueles que o temem, e ele conhece cada ação que o homem realiza. 20 Ele não mandou ninguém se tornar injusto e a ninguém deu permissão para pecar.




* 15,11-20: Os inúmeros males que afligem a pessoa e a sociedade desafiam qualquer explicação. Podem até fazer com que as pessoas cheguem a afirmar que, em última análise, «foi Deus quem fez as coisas assim». No entanto, ele criou a humanidade livre, e isso comprova a grandeza, tanto de Deus como do ser humano. De fato, ser livre significa tomar decisões pessoais e coletivas para encaminhar a sociedade e a história. Os erros e acertos, em primeiro lugar, são mérito e responsabilidade do próprio homem, sempre convidado a rever seus projetos à luz do projeto de Deus, que só quer liberdade e vida para todos.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002