Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3

Como adquirir a sabedoria -* 1 Meu filho, não esqueça a minha instrução. Conserve na memória os meus preceitos, 2 porque eles trarão para você longos dias e muitos anos, e também vida e prosperidade. 3 Que o amor e a fidelidade não abandonem você. Amarre-os ao redor do seu pescoço e escreva-os na tábua do seu coração. 4 Assim você alcançará favor e aceitação diante de Deus e diante dos homens. 5 Confie em Javé com todo o seu coração, e não se fie em sua própria inteligência. 6 Pense nele em todos os seus caminhos, e ele aplainará as suas trilhas. 7 Não se considere sábio: tema a Javé e evite o mal. 8 Isso trará saúde para a sua carne e alívio para seus ossos. 9 Honre a Javé com as suas riquezas e com os primeiros frutos de todas as suas colheitas. 10 Desse modo, seus celeiros estarão cheios de trigo, e seus tonéis transbordarão de vinho novo.

11 Meu filho, não despreze a disciplina de Javé, nem se canse com o aviso dele, 12 porque Javé corrige aqueles que ama, como o pai corrige o filho preferido.

A sabedoria traz vida -* 13 Feliz o homem que encontrou a sabedoria e alcançou o entendimento, 14 porque a sabedoria vale mais do que a prata, e mais lucro que o ouro. 15 Ela é mais valiosa do que as pérolas e não existe objeto precioso que se iguale a ela. 16 Na mão direita ela tem vida longa, e na sua esquerda, riqueza e honra. 17 Seus caminhos são deliciosos e suas trilhas conduzem ao bem-estar. 18 Ela é árvore de vida para os que a adquirem e são felizes aqueles que a conservam. 19 Javé alicerçou a terra com sabedoria, e firmou o céu com entendimento. 20 Com o saber que ela tem, são abertos os abismos e as nuvens destilam o orvalho.

Os sábios possuirão a honra -* 21 Meu filho, não perca de vista a sensatez, conserve a reflexão: 22 elas serão vida para você e enfeite para seu pescoço. 23 Você seguirá tranqüilo o seu caminho, e seus pés não tropeçarão. 24 Você descansará sem medo; e quando deitar, seu sono será tranqüilo. 25 Você não se assustará com o terror imprevisto, nem com a desgraça que cai sobre os injustos. 26 Porque Javé ficará do seu lado e impedirá que seu caia na armadilha.

27 Se lhe for possível não negue um favor a quem precisa. 28 Não diga a seu próximo: « embora. Passe depois, que eu lhe darei amanhã», quando você tem a coisa na mão. 29 Não planeje o mal contra o seu vizinho, pois ele mora ao seu lado e confia em você. 30 Não abra processo sem motivo contra ninguém, se a pessoa não lhe fez nada de mal. 31 Não tenha inveja do homem violento, e de modo nenhum imite o comportamento dele, 32 porque Javé detesta o perverso, mas é amigo dos justos. 33 Javé amaldiçoa a casa do injusto, mas abençoa a morada dos justos. 34 Ele zomba dos zombadores, mas favorece os pobres. 35 Os sábios possuirão a honra, porém os insensatos receberão a vergonha.




* 3,1-12: Atitude fundamental para adquirir sabedoria é temer a Javé, reconhecendo que a sabedoria vem dele como dom, comunicado através da disciplina. Esta leva o homem a viver na aliança com Deus. Dessa forma, o homem percebe que a sabedoria humana é sempre limitada e, por isso, deve estar aberta para a sabedoria divina, que se torna presente através da experiência da história e da vida.



* 13-20: A sabedoria é o bem mais precioso, porque é a própria ciência que vem de Deus. Ela é a árvore cujo fruto é a vida.



* 21-35: A tranqüilidade e honradez dependem do bom senso e do discernimento, que testemunham a ligação com Javé. Isso produz uma prática social de paz e confiança, partilha e respeito.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002